NO INICIO DO BLOG

3 de maio de 2013

Caligrafia em extinção

O estado da Indiana, nos Estados Unidos, alterou em julho, o Common Core Standart, uma iniciativa de padronização do ensino básico que torna a letra cursiva opcional, passível de ser abolida futuramente. Para os defensores do padrão, a letra de forma deve receber prioridade no ensino, uma vez que as crianças utilizam cada dia mais computadores. Também é mais fácil ao jovem associar os símbolos das teclas do que desenhar a palavra. A decisão trouxe novamente à tona a discussão sobre a letra de mão.
Antonio de Franco Neto, professor há 45 anos, da Escola de Caligrafia de Franco, o computador surgiu para auxiliar e não substituir, pois escrever à mão, ainda é mais prático.
O professor encara a medida adotada nos Estados Unidos como um erro. "Todo mundo sabe escrever em Indiana. Mas, daqui a duas gerações, na hora em que acabar a luz, as pessoas não vão fazer sequer a letra "o". As invenções tecnológicas não foram feitas para diminuir a capacidade humana e sim para acrescentar. Quando se substitui escrever à mão por teclar, perdemos a capacidade intelectual e produtiva."
Em contrapartida, Marcelo E. K. Buzato, coordenador do projeto Letramento, Fronteiras e Cultura Digital, do Instituto de Linguagem, da Universidade de Campinas, vê a medida como natural, embora complicada."Acho que não se deve encarar essa decisão como "o começo do fim da letra cursiva", porque se trata, por enquanto, da abolição da obrigatoriedade, e não da tecnologia em si. Nesse sentido, é mais beleza e clareza.
Em 2008, Steve Jobs, cofundador da Apple, fez um discurso na Universidade Stanford no qual contou que frequentara um curso de caligrafia quando estudante do Reed College. O Macintosh não seria o mesmo sem a noção de estética aprendida naquelas aulas. O computador da Apple é conhecido por seu design inconfundível e por ser o primeiro a dotar belas tipografias. A professora, Diana Vidal, da Faculdade de Educação da Universidade de São paulo, assinala que a boa caligrafia contribui para formar o senso estético da criança.  O ensino da técnica de escrever proporciona hábitos de ordem, asseio e disciplina mental.

Nenhum comentário: