Ética e liberdade de expressão
A liberdade de expressão é fundamental em uma democracia. Expressar-se livremente é agir conforme a própria determinação, exercer a condição de homem livre perante a sociedade. Porém, a maioria dos brasileiros não possui discernimento suficiente para utilizar essa liberdade e acaba ultrapassando as barreiras éticas.
Ao expressar-se as pessoas buscam reconhecimento de suas ideias, buscam aceitação. Todos somos livres para utilizar a expressão como forma de nos posicionarmos na sociedade e é fundamental, em um país democrático, que os cidadãos possam agir sem censura, de modo que se possibilite, assim, que a população se expresse sobre os assuntos de seu interesse, tomando decisões, juntamente com o Estado.
O campo ético é muito delicado quando a liberdade de uma pessoa interferir ou prejudicar a de outrem. Esse campo rompe-se, criando uma atmosfera de conflito. É necessário saber expressar-se de forma que não queiramos modificar opiniões por sermos, muitas vezes, radicais. É mister respeitar diferentes posições.
Em toda formação histórica houve conflitos decorrentes de desentendimentos. Esses, em grande parte, eram apenas fruto da liberdade de expressão. No entanto, se não respeitarmos a individualidade, estaremos ferindo a ética. Ética e liberdade de expressão andam juntas, fazem parte de valores intrínsecos da sociedade.Valorizá-los apenas fará com que tenhamos uma organização mais justa.
Carlos Padilha
Nenhum comentário:
Postar um comentário