NO INICIO DO BLOG

22 de abril de 2014

Reflexão

“420 DAY” – PROTESTO NO HYDE PARK

Se você passou pelo Hyde Park neste domingo de Páscoa e viu um grupo grande de pessoas descontraidamente fumando um baseado, não ache que o uso da cannabis foi liberado no Reino Unido. Não foi.
Acontece que o dia 20 de abril (4/20 na notação americana) é considerado o “Weed Day”, Dia Internacional da Maconha. Em Londres, diversas organizações britânicas (Norml UkUKCSC e o London Cannabis Club) estão convocando o público para um protesto pacífico, na verdade um ato de desobediência civil, contra a legislação que trata da maconha no Reino Unido.
420 day - protesto no Hyde Park
O protesto aconteceu no Hyde Park, próximo à entrada do Speakers Corner, a partir de meio-dia e, considerando o feriado e a previsão de tempo, um público maior que o do ano passado, quando mais de 10 mil pessoas compareceram.
Houve música ao vivo e discursos, mas o ponto alto – marcado para as 4h20 da tarde –  quando serão acesos simultaneamente milhares de baseados. A polícia? Em 2013, a atitude foi bem tolerante, com os policiais só observando. Os organizadores acreditam que o mesmo se repetirá este ano, mas segundo a lei britânica, a maconha ainda é ilegal e as pessoas poderiam, sim, ser presas e responder pelo ato.
A campanha pela reforma da legislação da maconha no Reino Unido tem tomado força com a recente liberação do uso terapêutico e recreacional da droga em dois estados americanos (Washington e Colorado) e no Uruguai. O mundo está cada vez mais tolerante com o uso da droga e tudo leva a crer que os políticos britânicos também mudarão de atitude em um futuro não muito longínquo. Pelo menos, é nisso que acreditam os participantes do evento.
A lei atual britânica prevê pena de até 5 anos e multa para posse de maconha e até 14 anos de prisão e multa para tráfico e produção.

Nenhum comentário: