NO INICIO DO BLOG

18 de outubro de 2015

Compreensão e interpretação

As questões de compreensão e interpretação de texto são, possivelmente, as mais comuns nas provas de Língua Portuguesa dos mais diversos concursos, vestibulares e seleções em geral. Mesmo parecendo fáceis, por dependerem apenas de uma adequada compreensão do texto tomado como referência para sua resolução, essas questões costumam gerar dúvidas em muitos candidatos, por isso vamos apresentar algumas recomendações importantes para um bom desempenho nesse tipo de questão.

Acompanhe atentamente!

Interpretar um texto é compreender o que o autor quis transmitir ao escrevê-lo, é tirar dele uma mensagem. Num sentido mais amplo, interpretar um texto significa analisá-lo, buscando a compreensão do conjunto, das relações e das estruturas. Interpretar é, pois, o modo de ler, usufruindo o texto naquilo que ele tem de significativo.
Para isso, é preciso buscar a ideia principal (básica) e as ideias secundárias – as palavras (e/ou expressões) que possam dar validade ao entendimento das ideias expressas no texto. Basicamente, devem-se atingir dois níveis de leitura: a informativa (de reconhecimento) e a interpretativa.
A primeira, por ser o primeiro contato com o texto, deve ser feita de maneira cautelosa. Dela extraem-se informações sobre o conteúdo abordado e prepara-se o próximo nível de leitura. Durante a interpretação propriamente dita, é preciso destacar as palavras-chave, as passagens importantes, assim como usar uma palavra para resumir a ideia central de cada parágrafo.
Embora, para um bom leitor, o lido se misture com o vivido, ao interpretar um texto, não podemos esquecer que o sentido que o autor expôs em seu texto deve permanecer, pois os fatos estão expressos, ordenados e conceituados à maneira dele (autor). Assim, na interpretação de texto, o que interessa é o próprio texto. E tudo o que é necessário para justificar o nosso entendimento encontra-se nele ou dele se depreende.
Mas é importante lembrar que as frases produzem significados diferentes de acordo com o contexto em que estão inseridas. É necessário, portanto, sempre fazer um confronto entre todas as partes que compõem o texto.

Mas, atenção:

Embora a interpretação seja subjetiva, há limites. É preciso captar a essência do texto, a fim de responder corretamente às questões de interpretação.
Nas alternativas apresentadas numa interpretação de texto, pode ocorrer o seguinte:
  1. Contradição (ou inversão): a alternativa apresenta informações que contradizem o texto. A contradição pode ocorrer no todo ou em parte.
  2. Redução (ou falta): a alternativa não apresenta algum dado essencial do texto.
  3. Extrapolação (ou excesso): a alternativa apresenta informações ou detalhes que, embora verdadeiros, não estão contidos no texto.
A última fase da interpretação concentra-se nas perguntas e opções de resposta. Muitas vezes, em interpretação, trabalha-se com o conceito do “mais adequado”, isto é, o que responde melhor ao questionamento proposto. Uma resposta pode estar certa para responder à pergunta e não ser adotada como gabarito por haver uma alternativa mais completa.
Para responder corretamente às questões de interpretação de texto, siga estes passos:
  1. Leia o texto todo – com bastante atenção, para ter uma visão geral do assunto – e procure focalizar o seu núcleo, isto é, a ideia central.
  2. Se encontrar uma palavra cujo significado desconheça, não interrompa a leitura, leia até o fim.
  3. Leia novamente o texto, procurando, agora, descobrir o que o autor diz nas entrelinhas.
  4. Procure descobrir as opiniões expostas pelo autor, para definir o tema e a mensagem.
  5. Verifique – com atenção e cuidado – o enunciado de cada questão.
  6. Para responder às questões de interpretação, volte sempre ao texto.
  7. Busque a resposta de cada questão no parágrafo do texto correspondente.
  8. Não permita – em nenhuma hipótese – que prevaleçam suas ideias sobre as do autor.
  9. Cuidado com os vocábulos: destoa (diferente de), nãocorretaincorretacertaerradafalsaverdadeiraexceto e outras: são palavras que aparecem nas questões e, às vezes, dificultam o entendimento do que está sendo perguntado.
  10. Quando duas alternativas lhe parecerem corretas, procure a mais exata ou a mais completa.
É importante ressaltar que algumas questões apresentam um fragmento do texto para ser a base da análise. Nunca deixe de retornar ao texto, mesmo que isso pareça perda de tempo. A descontextualização de palavras ou frases é, muitas vezes, um recurso para instaurar a dúvida no candidato. Leia a frase anterior e a posterior, para ter ideia do sentido global proposto pelo autor, assim, a resposta será mais consciente e segura.

Nenhum comentário: