NO INICIO DO BLOG

18 de outubro de 2015

Verbos - dicas para entender e conjugar sem estresse

Verbos - dicas para entender e conjugar sem estresse


Conceito
Observe as palavras nas frases:
1. Dois terços dos eleitoresvotaram nos partidos de oposição.
  • votaram - palavra que indica uma ação ocorrida num tempo passado, a ação de votar.
2. O povo está descontente com as decisões do prefeito.
  • está - palavra que exressa umestado (modo de estar) localizado no tempo atual.
3. Segundo a meteorologia, choverá em todo o estado no domingo.
  • choverá - palavra que exprime um fenômeno da natureza e localiza-o num tempo futuro.
Todas essas palavras (votaram, está, choverá) são verbos. Logo, pode-se conceituar verbo como palavra variável que exprime um processo. Ao indicar um fato situado no tempo, o verbo pode exprimir ação, estado, mudança de estado ou fenômeno da natureza. Outros exemplos:

4. O grupo auxilia pessoas carentes. 
  • O verbo auxiliar indica a ação (ação de auxiliar) praticada pelo sujeito “o grupo”.
5. Ela parece pensativa. 
  • O verbo “parece” é um verbo de ligação e indica estado.
6. O técnico ficou doente. 
  • O verbo “ficou” indica que o técnico passou a estar doente, houve uma mudança de estado de sadio para doente.
 7. Nevou muito ontem. (fenômeno da natureza) 


Verbos são palavras variáveis que exprimem um fato (em geral uma ação, 
um estado ou um fenômeno da natureza), localizando-o no tempo.

Verbos - dicas para entender e conjugar sem estresse
Vamos mostrar aqui o método mais fácil para aprender conjugação verbal, apresentado pelo Professor Marcelo Berbardo, sem decoreba e sem estresse. 

O Presente do Indicativo é a base, o esteio da conjugação. Quando você for conjugar um verbo tome o Presente do Indicativo como um ponto de partida, ele irá salvar sua pele. Para ajudar na memorização vamos colocar algumas dicas para cada tempo verbal. Para o Presente do Indicativo daremos o nome de "O pai de todos" e "esteio da comunicação", porque ele dá origem a todos os tempos, ele é o ponto de partida.

1º passo:
Presente do Indicativo – O pai de todos
“esteio da conjugação”

Eu estudo
Tu estudas
Ele estuda
Nós estudamos
Vós estudais
Eles estudam

2º passo: 
Isolar a base (tema = verbo sem r)

Eu estudo__
Tu estuda___s
Ele estuda___
Nós estuda__mos
Vós estuda__is
Eles estuda__m

3º passo: 
Ajustar vogal

Eu estuda__   - estud(tema: 'estuda')
Tu estuda___s
Ele estuda___
Nós estuda__mos
Vós estuda__is
Eles estuda__m

Observação: Depois do terceiro passo é só preencher os espaços com as terminações de cada tempo verbal. Não é preciso decorar nada, basta saber as terminações de cada tempo verbal e usar presente do indicativo como ponto de partida. Observe ainda que na segundaa pessoa do plural o -a vira -e, portanto, sempre haverá uma diferença na terminação, mas coisa fácil de aprender.


RECAPITULANDO...

1º PASSO - "Pai de todos" (presente do indicativo)
2º PASSO - "base" (tema = verbo sem r)
3º PASSO - "ajustar a vogal" (Eu estudo muda para Eu estuda)

Presente do Indicativo (Pai de todos)
Esta é a estrutura para conjugar verbos no Modo Indicativo.


Eu estuda__
Tu estuda___s
Ele estuda___
Nós estuda__mos
Vós estuda__is
Eles estuda__m

3º passo:
Preencher os espaços com as terminações 

Futuro do Presente
TERMINAÇÕES: REI/RA


Eu estudaREI
Tu estudaRÁs
Ele estudaRÁ
Nós estudaREmos
Vós estudaREIis
Eles estudaRÃO

Observação: Na 2ª pessoa do plural o -a vira -e e na 3ª o -m vira -o (rão)

Futuro do Pretérito TERMINAÇÃO: RIA

Eu estudaRIA
Tu estudaRIAs
Ele estudaRIA
Nós estudaRÍAmos
Vós estudaRÍEis
Eles estudaRIAm

Pretérito Perfeito
TERMINAÇÃO:


Eu estuda__
Tu estuda___s
Ele estuda___
Nós estuda__mos
Vós estuda__is
Eles estuda__m

Pretérito Imperfeito
TERMINAÇÕES:

Para verbos terminados em AR = VA
Para verbos terminados em ER e IR = IA
Exceções: tinha... vinha... e punha...
  • eu tinha, tu tinhas, ele tinha, nós tínhamos, vós tínheis, eles tinham
  • eu vinha, tu vinhas, ele vinha, nós vínhamos, vós vínheis, eles vinham
  • eu punha, tu punhas, ele punha, nós púnhamos, vós púnheis, eles punham
Eu estudaVA
Tu estudaVAs
Ele estudaVA
Nós estudaVAmos
Vós estudáVEis
Eles estudaVAm

Pretérito mais-que-perfeito
TERMINAÇÃO: RA


Eu estudaRA
Tu estudaRAs
Ele estudaRA
Nós estudaRAmos
Vós estudaREis
Eles estudaRAm

Modo subjuntivo

Obs.: Comece sempre a partir do Presente do Indicativo (Pai de todos). O Presente do Indicativo da origem ao Presente do Subjuntivo, trocando a vogal temática, elemento mais importante do verbo, que da sentido. Veja como fica a troca:

Presente do Indicativo           Presente do Subjuntivo       Exemplo
                a                                              e                                        cantar - Que eu cante
               e/i                                             a                                       comer - Que eu coma
                                                                                                          partir - Que eu parta

Presente do osubjuntivo 
Sempre precedido do "QUE". Não esqueça: o A do Presente do Indicativo viraE no Presente do Subjuntivo.

Que eu estudE
Que tu estudEs
Que ele estudE
Que nós estudEmos
Que vós estudEis
Que eles estudEm

Imperfeito do Subjuntivo
SE + verbo (base) + SSE

Se eu estudaSSE
Se tu estudaSSEs
Se ele estudaSSE
Se nós estudáSSEmos
Se vós estudáSSEis
Se eles estudáSSEm

Futuro do Subjuntivo
Quando + verbo (base) + R, RES, R, RMOS, RDES, REM

Quando eu estudaR
Quando tu estudaRES
Quando ele esdudaR
Quando nós estudaRMOS
Quando vós estudaRDES
Quando eles estudaREM

MODO IMPERATIVO
Note que no modo imperativo não temos o "eu". Também no lugar de "ele" e de "eles" entrou "você e "vocês".  Isso porque, no imperativo, fala-se diretamente com a pessoa, não se fala a respeito da pessoa. O imperativo é aquela forma verbal que expressa não expressa só ordem, mas também pedido, desejo, suplica, conselho, sujestão, etc. Ninguém da ordem a si mesmo, ninguém suplica ou da conselho a si mesmo, daí não precisar dos pronomes na primeira e na segunda pessoa.

Quadro comparativo

PRESENTE DO SUBJUNTIVO X IMPERATIVOS

As formas imperativas são praticamente cópias do presente do subjuntivo. Pega-se o Presente do Subjuntivo sem o "eu" e coloca um NÃO na frente e transcreve o Presente do Subjuntivo. Pronto. O Presente do Indicativo está pronto. No Imperativo Afirmativo só muda o Tu/Vós que nada mais é que o Presente do Indicativo sem o -s.

PRESENTE SUBJUNIVO
IMPERATIVO NEGATIVO
IMPERATIVO AFIRMATIVO
Que eu estude
---------------
----------------
Que eu estudes
Não Estudes tu
Estuda tu (Pres. Ind. Sem o s)
Que ele estude
Não estude você
Estude você
Que nós estudemos
Não estudemos nós
Estudemos nós
Que vós estudeis
Não estudeis vós
Estudai vós (Pres. Ind. Sem o s)
Que eles estudem
Não estudem vocês
Estudem vocês

Formas nominais do verbo

Infinitivo pessoal (mesmas terminações do Futuro do Subjuntivo). Infinitivo é o verbo sem flexão de tempo. Pode Pessoal e Impessoal.

Infinitivo Pessoal
EstudaR eu
EstudaRES tu
EstudaR ele
EstudaRMOS nós
EstudaRDES vós
EstudaREM eles

Infinitivo Impessoal (estudar)

Gerúndio - Expressa continuidade, ação ainda não terminada (estudando).

Particípio - Expressa ação completamente concluída. Pode ser regular ou irregular.
  • Particípio regualar são terminados em -do.
    • TER ou HAVER estudado, acendido.
  • Particípio irregular (TGS)
    • SER ou ESTAR feito, pego, aceso. Geralmente estão acompanhados por ser e estar.

Nenhum comentário: