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18 de outubro de 2015

Texto bom é texto claro e fácil de entender

Texto bom é texto claro e fácil de entender

Muitos candidatos, quando se preparam para produzir uma redação no Enem ou em outra seleção, buscam fórmulas prontas e palavras difíceis para usar em sua escrita, acreditando que isso vai impressionar os avaliadores. No entanto, essa não é a atitude mais apropriada, pois esses textos, geralmente, tornam-se confusos, “truncados”, artificiais e, por isso, acabam perdendo pontos importantes.
Nesta dica, vamos usar um fragmento de um artigo publicado na Revista Língua Portuguesa para falar um pouco da clareza, elemento indispensável em uma boa redação. Preste atenção!
“Clareza é a qualidade de uma mensagem que não deixa dúvidas razoáveis sobre seu sentido. Quando escrevemos, metas se impõem. É preciso ordenar as ideias e os termos da oração (sujeito, predicado, complementos), ter cuidado na escolha de palavras e usá-las em construções sintáticas simples.
Claro é o texto entendido da maneira mais imediata. Há quem escreva truncado, como se usasse um escudo que, protetor, também o camufla. A maioria, no entanto, ‘patina’ por falta de familiaridade com o idioma. Aí é preciso querer ser claro, trabalhar para sê-lo, pôr-se no papel de leitor, até que o sentido surja cristalino.”
Acompanhe as orientações a seguir, que vão ajudá-lo a redigir com mais clareza.
  1. Tenha em mente o projeto de texto que você se propõe.
  2. Após elaborar o rascunho, confira se o texto flui ponto a ponto.
  3. Verifique se afirmações se antecipam a eventuais indagações do leitor.
  4. Corte o que for irrelevante.
  5. Não omita informações, mas também não exagere nos detalhes.
  6. Preferencialmente, disponha os elementos da frase de forma linear.
  7. Não se desvie do tema.
  8. Veja se algum trecho não deveria ser deslocado para outro ponto do texto.
  9. Use palavras de compreensão imediata.
  10. Evite jargões, expressões especializadas ou difíceis de compreender.
  11. Não use termos como se fossem sinônimos ou antônimos se eles não tiverem real relação semântica.
  12. Quando terminar, pare.

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