NO INICIO DO BLOG

4 de outubro de 2015

Tema de redação

REDAÇÃO Leia os textos.

 Texto 1 O sonho de consumo dos brasileiros está em aparelhos que proporcionem o acesso à tecnologia e um pouco de conforto. A conclusão é de uma pesquisa que analisa o que os brasileiros mais gostariam de comprar. Quando o desejo é pessoal, nada como estar conectado: 37 milhões de brasileiros querem um celular. Já quando a necessidade é coletiva e a vontade é familiar, o maior desejo de consumo é uma máquina de lavar. O eletrodoméstico é o objeto de desejo número um para quase 13,5 milhões de famílias brasileiras. Depois da máquina de lavar roupa (23,5%), os sonhos de consumo são geladeira (21,4%) e fogão (0,9%). “Isso é realização de uma necessidade e de uma vontade e também tem a ver com conforto: ter carro para não andar de ônibus, ter um eletrodoméstico para não lavar roupa no tanque e assim por diante. Isso é importante, é qualidade de vida.”


 Texto 2  Estudo recém-divulgado pela Universidade da Califórnia em Irvine, nos Estados Unidos, concluiu que profissionais que não olham a caixa de e-mails regularmente no trabalho são menos estressados e mais produtivos. A professora universitária Gloria Mark, autora do estudo ao lado de pesquisadores do Exército americano, sugere tirar “férias do correio eletrônico”. “Descobrimos que, depois de cinco dias longe do e-mail, os níveis de estresse das pessoas caíram em comparação com o período em que elas estavam conectadas.” Em novembro de 2011, reportagem publicada pela Folha apontou que o avanço tecnológico, combinado com o crescimento econômico, contribuiu para aumentar o número de horas que um profissional passa trabalhando, sem representar, no entanto, aumento de salário. Segundo pesquisa da Asap, consultoria de recrutamento de executivos, 7 em cada 10 profissionais declararam ter aumentado o tempo que passam no escritório, o que parece contribuir para elevar o estresse. A jornada estendida por meio de ferramentas de comunicação instantânea, muitas das quais em plataformas móveis, é fonte de reclamações dos executivos. Para especialistas, os “facilitadores de comunicação” podem ser encarados como “uma cilada”, ao passo que é mais difícil ficar desconectado.


 A partir da leitura dos textos, escreva um texto dissertativo, na norma culta da língua portuguesa, expressando sua opinião a respeito do tema: A presença da tecnologia no cotidiano dos brasileiros

Nenhum comentário: