NO INICIO DO BLOG

16 de fevereiro de 2016

CESPE - CEBRASPE - execícios de redação oficial




1) CESPE - 2006 - MPE-TO

Imagem 005.jpg

Com base nesse texto, julgue o próximo item.

Caso um chefe de departamento do serviço público resolvesse recomendar aos funcionários o emprego da linguagem simples, sem floreios, o expediente de comunicação oficial mais adequado e ágil para tal seria o parecer técnico acompanhado da exposição de motivos.


 Certo   Errado





2) CESPE - 2012 - PC-AL

Os documentos do padrão ofício têm por finalidade exclusiva estabelecer comunicação de temas oficiais de forma eminentemente interna a um órgão público, primando pela agilidade e objetividade no trato de suas matérias.


 Certo   Errado





3) CESPE - 2012 - TJ-AC

Julgue os itens seguintes, acerca das correspondências oficiais.

O documento utilizado por ministro de Estado que desejar convidar outro ministro para a mesa de abertura de um seminário é a mensagem.


 Certo   Errado





4) CESPE - 2012 - PC-AL

Caso o chefe do setor de comunicação social de uma autarquia federal vinculada a determinado ministério queira comunicar-se com o ministro de Estado respectivo, para tratar de assunto de interesse público, o documento oficial a ser por ele utilizado para esse fim será a mensagem, cujo fecho deverá conter a expressão Respeitosamente, por se dirigir a autoridade hierarquicamente superior.


 Certo   Errado





5) CESPE - 2012 - ANCINE

Em memorando para o encaminhamento de informações ou para a solicitação de providências, o destinatário deve ser identificado apenas pelo cargo que ocupa; caso se trate de memorando que contenha documento anexo, o destinatário deve ser identificado pelo nome e pelo cargo que ocupa.


 Certo   Errado





6) CESPE - 2012 - TCE-ES

Para que a mensagem de correio eletrônico, cada vez mais empregada no serviço público, tenha valor documental, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.


 Certo   Errado





7) CESPE - 2012 - TCE-ES

Avisos destinados unicamente a encaminhar documentos devem ser iniciados com a referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se não tiver havido solicitação da remessa, deve constar no campo Assunto a expressão Sem solicitação prévia.


 Certo   Errado




8) CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)

A impessoalidade e o emprego do padrão culto de linguagem garantem a clareza textual, pois evitam que haja ambiguidade no texto.


 Certo   Errado





9) CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)

O emprego de linguagem simples e vocabulário acessível denota coloquialidade, razão por que deve ser evitado em correspondências oficiais.


 Certo   Errado





10) CESPE - 2012 - PC-AL

A redação da correspondência oficial deve se pautar pela correção gramatical e pelo uso de linguagem clara; por isso, expressões de cunho regional devem ser utilizadas em documentos expedidos pelo poder público.


 Certo   Errado







1) Errado
Em regra, a exposição de motivos é dirigida ao Presidente da República por um Ministro de Estado. Nesse caso o meio mais adequado seria o memorando circular.

Memorando: É a modalidade de texto oficial utilizada para comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

Memorando Circular: Correspondência remetida ao mesmo tempo a vários destinatários internos. Adota a mesma forma do memorando.

2) Errado.
A correspondência com finalidade eminentemente interna é o memorando.

3) Errado
A correspondência adequada é o Aviso.

Como rege no Manual da Redação Oficial: "o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridade de mesma hierarquia, ..."

4) Errado
O termo Respeitosamente seria corretamente empregado se não fosse o erro da questão ao dizer que a mensagem seria o instrumento adequado para a comunicação entre o chefe de comunicação social da autarquia e o ministro de Estado. O instrumento correto a ser utilizado seria o OFÍCIO.
Mensagem: É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos , notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública;

5) Errado
No memorando, a forma de se designar o destinatário é sempre a mesma, independente do assunto a ser tratado ou de conter anexos. O destinatário será mencionado apenas pelo cargo que ocupa.

6) Certo
O Certificado Digital serve para garantir a autenticidade do emissor do e-mail.

7)  Errado
Quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura é a seguinte:

– introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula:

8) Errado
O problema aqui está em "garantem". O emprego da impessoalidade e o emprego do padrão culto de linguagem favorecem, certamente, a clareza textual, mas não podem garantir que um texto estará livre de ambiguidade.

9) Errado
Linguagem simples e vocabulário acessível não implica em coloquialidade. A coloquialidade é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não se exige a observância do padrão culto de linguagem.  Lembre-se que o padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de expressão.
  
10) Errado
As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.





11) CESPE - 2012 - TJ-AC

Considere que um servidor de determinado tribunal tenha de redigir um ofício dirigido a outro órgão do Judiciário. A respeito das características desse tipo de documento, julgue os itens que se seguem.

O campo assunto pode ser dispensado caso o ofício seja de mero encaminhamento de documento, uma vez que não há necessidade de resumir o texto.

 Certo   Errado





12) CESPE - 2011 - PC-ESs

Julgue os itens seguintes, acerca das correspondências oficiais.

Os adjetivos referidos aos pronomes de tratamento concordam com o gênero do interlocutor.



 Certo   Errado




13) CESPE - 2012 - PC-CE

Em um memorando expedido no primeiro dia do mês de fevereiro do corrente ano, a forma correta de indicar a data seria “Em 1.º de fevereiro de 2012”.



 Certo   Errado




14) CESPE - 2010 - AGU - Contador

Todos os expedientes oficiais devem conter, após o fecho, a assinatura e a identificação do signatário.

  

 Certo   Errado




15) CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN)

Memorando, ofício e aviso, expedientes da comunicação oficial que servem ao mesmo propósito funcional, são usados, geralmente, no padrão formal denominado "padrão ofício", em virtude de poderem adotar a mesma diagramação na distribuição das partes.


 Certo   Errado





16) CESPE - 2009 - DETRAN-DF - Auxiliar de Trânsito

A troca de mensagens por correio eletrônico adquire valor documental, em órgãos do Poder Executivo, a partir do momento em que o destinatário confirma o recebimento da mensagem.


 Certo   Errado





17) CESPE - 2009 - DETRAN-DF

Utilizado para o envio antecipado de documentos, o fax pode ser arquivado tal como recebido, desde que substituído pelo documento original no prazo de 3 meses.


 Certo   Errado





18) CESPE - 2013 - CNJ

Imagem 007.jpg

Para que o ofício hipotético acima esteja de acordo com os padrões estabelecidos no Manual de Redação da Presidência da República, a identificação do tipo e do número do expediente deve ser alterada para: Ofício n.º 265/2013/GC-EAS.



 Certo   Errado





19) CESPE - 2013 - CNJ

Imagem 007.jpg

Para que o ofício hipotético acima esteja de acordo com os padrões estabelecidos no Manual de Redação da Presidência da República, o parágrafo e o fecho devem ser numerados.




 Certo   Errado




20) CESPE - 2013 - CNJ

Imagem 007.jpg

Para que o ofício hipotético acima esteja de acordo com os padrões estabelecidos no Manual de Redação da Presidência da República, o nome do órgão em que trabalha a pessoa que subscreve o documento deve ser retirado do espaço destinado à identificação do signatário, permanecendo, nesse espaço, apenas o nome e o cargo de quem assina o expediente.




 Certo   Errado





11) Errado
As correspondências oficiais do padrão ofício deverão ter o campo "assunto" sempre. Observe que o campo "assunto" não é exigido em todas as correspondências oficiais, como exemplo, temos a Exposição de Motivos (enviada por Ministro ao Presidente ou Vice-Presidente da República), a qual não traz destinatário nem assunto.

12) Certo
Os adjetivos referidos aos pronomes de tratamento concordam com o gênero do interlocutor e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se o interlocutor for homem, o correto é "Vossa Excelência está atarefado"; se mulher, "Vossa Excelência está atarefada".

13) Certo

14) Errado
Todas as comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura, exceto as comunicações assinadas pelo Presidente da República.

15) Errado
O que torna a questão errada é afirmar que atendem ao mesmo propósito funcional. Possuem finalidades diferentes.

16) Errado
Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, i. é, para que possa ser aceita como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

17) Errado
Se necessário o arquivamento, deve-se fazê-lo com cópia xerox do fax e não com o próprio fax, cujo papel, em certos modelos, se deteriora rapidamente.

18) Certo
O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes: tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede

19) Errado
Nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter em sua estrutura os parágrafos do texto numerados. Uma vez que o ofício é para encaminhamento de documentos, não é exigida a numeração. Além disso, o fecho nunca é enumerado.

20) Certo
O nome do órgão vem no cabeçalho de quem emiti o ofício. Por isso não é necessário repetir novamente o nome do órgão após a identificação do signatário.





21) CESPE - 2012 - MPE-PI

No memorando, no aviso e no ofício, a presença do vocativo é imprescindível e, neste último, o destinatário é mencionado pelo cargo que ocupa.


 Certo   Errado





22) CESPE - 2012 - MPE-PI

Recomenda-se não deixar em página isolada a assinatura de quem expede um documento oficial, devendo-se, nesse caso, transferir para essa página a última frase anterior ao fecho.


 Certo   Errado




23) CESPE - 2012 - PM-AL

Assinale a opção correta no que diz respeito à forma e à estrutura da mensagem, conforme estabelece o Manual de Redação da Presidência da República.

a) A mensagem deve conter a indicação do tipo de expediente e de seu número, horizontalmente, no início da margem esquerda.

b) Na mensagem, o local e a data de expedição do documento devem estar alinhados, no início do texto, à margem direita.

c) Quando direcionada ao presidente do Congresso Nacional, a mensagem deve indicar o vocativo “Excelentíssimo Presidente do Congresso Nacional”, centralizado no início do expediente, logo após a data de expedição da correspondência.

d) O texto do corpo da mensagem deve ser numerado, e deve estar organizado em itens ou títulos e subtítulos.

e) A mensagem, assim como os demais expedientes oficiais, sobretudo os emitidos pelo presidente da República, deve conter a identificação do signatário.






24) CESPE - 2012 - TJ-AL

Imagem 006.jpg


Entre as ações necessárias para a adequação ou manutenção do documento apresentado às normas gerais e específicas das correspondências oficiais se inclui

a) a substituição de “A Sua Excelência o Senhor” por A Vossa Excelência o Senhor.

b) a substituição de FIFA, no corpo do texto, por fifa.

c) a inserção, ao final do texto, do local e da data, em que o documento foi assinado, com a seguinte forma: Em 10 de junho de 2012.

d) o detalhamento do teor do documento, que foi expresso de forma muito resumida no item “Assunto”, em desacordo, portanto, com os princípios que orientam a redação de correspondências oficiais.

e) o deslocamento do fecho, de modo a alinhá-lo com o início do parágrafo do corpo do texto.






25) CESPE - 2012 - TJ-AL

Imagem 006.jpg


Com base no exemplo de documento oficial apresentado, assinale a opção correta acerca da redação de correspondências oficiais.

a) A referência à data atende às normas estabelecidas para a redação de correspondências oficiais.

b) O vocativo está corretamente empregado, dado que a correspondência é endereçada a autoridade do Poder Executivo.

c) O documento apresenta as características de um ofício, expediente a ser utilizado para a comunicação entre autoridades de mesma hierarquia.

d) O fecho empregado no documento está adequado, considerando-se os cargos ocupados pelo seu emissor e pelo seu destinatário.

e) O emprego da primeira pessoa em “Convido-o” não atende a exigência de impessoalidade que deve caracterizar os expedientes oficiais.





26) CESPE - 2012 - PM-AL

Considerando as normas do Manual de Redação da Presidência da República referentes às correspondências oficiais que adotam a diagramação do padrão ofício, assinale a opção correta.

a) Em tais documentos, no campo assunto, deve-se apresentar detalhadamente o assunto que motiva a comunicação; no caso de haver mais de uma ideia a ser exposta, cada sentença deve ser separada da outra por ponto final.

b) Em se tratando de memorando ou de aviso, devem ser incluídos, no campo destinatário, o nome, o cargo e o endereço da pessoa a quem se direciona a comunicação oficial.

c) No ofício, o alinhamento do vocativo coincide com o do endereço do signatário.

d) A mensagem, o ofício e o memorando adotam a mesma diagramação, diferenciando-se apenas porque, no memorando, a data e o local de expedição do documento se encontram alinhados à direita, no início do documento.

e) Tipo e número do expediente seguidos da sigla do órgão expedidor, assunto, texto, destinatário, assinatura e identificação do signatário são elementos comuns às correspondências que seguem o padrão ofício.





27) CESPE - 2012 - TJ-AL

Acerca da redação de correspondências oficiais, assinale a opção correta.

a) Nas correspondências expedidas pelo Presidente da República, é dispensável a assinatura do signatário logo após sua identificação, que deve ser feita apenas pelo nome do cargo: Presidente da República Federativa do Brasil.

b) Deve constar do ofício o endereço da pessoa a quem é dirigido, que deve ser identificada por nome e cargo.

c) Tanto no memorando quanto no aviso, é dispensável a inclusão do local em que o documento foi assinado, haja vista que tal informação, referente ao local, já consta no envelope de endereçamento do expediente.

d) A estrutura de um memorando cuja finalidade seja o encaminhamento de documentos compõe-se de introdução, desenvolvimento e conclusão

e) Devem-se empregar na introdução das comunicações oficiais formas como Tenho a honra de... e Tenho o prazer de..., em razão da cordialidade e cortesia que devem pautar o tratamento pessoal na administração pública.






28) CESPE - 2012 - Banco da Amazônia

Considerando as características dos documentos oficiais, sobretudo a impessoalidade, a clareza, a concisão, a formalidade e a uniformidade, julgue os itens subsequentes.

A fim de simplificar e de tornar mais célere e ágil a tramitação do memorando, os despachos a esse documento oficial devem ser dados no próprio documento, o que assegura maior transparência à tomada de decisões e permite que se mantenha um histórico do andamento do assunto tratado no expediente.



 Certo   Errado




29) CESPE - 2012 - TJ-AC

Considere que um servidor de determinado tribunal tenha de redigir um ofício dirigido a outro órgão do Judiciário. A respeito das características desse tipo de documento, julgue os itens que se seguem.

Caso o destinatário ocupe um cargo hierarquicamente inferior ao do remetente, o fecho adequado para o documento será “Cordialmente”.



 Certo   Errado




30) CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)

Em comunicações dirigidas a chefes de poder, o vocativo adequado é “Excelentíssimo Senhor”, seguido do nome do cargo correspondente.


 Certo   Errado





21) Errado
O erro encontra-se na parte da afirmativa que diz que no ofício o destinatário é mencionado pelo cargo que ocupa, o que está errado. Na modalidade memorando é onde isto ocorre.

22) Certo

23) A)

a) Certo . Ex: 
Mensagem n°

b) Devem estar alinhados à margem direita, no final do texto, não no início.

c)  O correto é “Excelentíssimo Senhor”

d) O texto do corpo da mensagem NÃO deve ser numerado.

e) A mensagem, como os demais atos assinados pelo Presidente da República, não traz identificação de seu signatário.

24) E) 
O fecho deve estar alinhado com o início do parágrafo. 

25) A)

a) Certo

b) O vocativo correto é “Senhor”, apenas.

d) Trata-se de AVISO: Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

d) Por se tratar de mesmo cargo, deveria ser “Atenciosamente”.

e) O uso da primeira pessoa do singular não fere, necessariamente, a impessoalidade do texto. Embora tenha sido usada a primeira pessoa, foi usada em nome do Serviço Público, sem passar impressões pessoais. Para verificar se há violação da impessoalidade deve-se verificar o contexto. O uso da primeira pessoa não é incomum em correspondências oficias, ex: “Submeto projeto...”, “Convido-o...”, etc.

26) E)

27) B)

a) Em comunicação oficial expedida pelo Presidente da República, o espaço relativo à identificação deve conter apenas a assinatura.

b) Certo

c) O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes: local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita.

d) Compõe-se de introdução e, opcionalmente, desenvolvimento, caso haja algo para acrescentar no texto do encaminhamento. O manual não menciona “conclusão”.  

e) Não deve-se empregar tais formas.

28) Certo

29) Errado
O fecho adequado é “Atenciosamente”.

30) Certo

Nenhum comentário: