NO INICIO DO BLOG

11 de fevereiro de 2016

Gráficos na redação


Os gráficos são textos multimodais muito presentes no nosso dia a dia, já que eles são usados para expressar os mais diversos tipos de informações e conteúdos em vários gêneros, como por exemplo, notícias, reportagens, relatórios, dissertações de mestrado, teses de doutoradp, monografia de conclusão de curso etc. No ENEM e nos vestibulares, os gráficos aparecem nas questões (de múltipla escolha e dissertativas) e nas propostas de redação e a sua interpretação correta é de fundamental importância para a execução adequada do exercício, seja ele uma questão ou uma proposta de redação.
Na publicação de hoje, resolvemos propor algo diferente. Abaixo, estão gráficos utilizados em propostas de redação de vestibulares já aplicados e publicados em reportagens de revistas. Você, leitor, está sendo convidado a interpretar esses gráficos de acordo com as instruções que os acompanham e, no próximo texto, debateremos as respostas. Fiquem à vontade para escrever e discutir cada um deles nos comentários.
Vamos lá?!
1. Analise o gráfico abaixo sugerindo o que pode ser concluído a partir dos resultados da pesquisa.
grafico_redacao1
Respostas de estudantes de vários países à pergunta “Gostaria de ser cientista?”, apresentados em escala de 1 a 4. Quanto maior o número, maior a quantidade de respostas positivas. Em destaque, os índices dos municípios brasileiros de Tangará da Serra (MT) e São Caetano do Sul (SP).
(Adaptado de Ciência Hoje, nº282, v.47, junho. 2011, p.59.) VESTIBULAR 2012 UNICAMP
2. Analise o gráfico comparando os três anos pesquisados.
  1. Indique dois (2) valores relativamente estáveis e duas (2) mudanças significativas de valores;
  2. Sugira o que pode ser concluído através dos resultados da pesquisa.
grafico_redacao2
Gráfico retirado do site da MTV relativo a pesquisa Dossiê MTV Universo Jovem em 2011. VESTIBULAR 2011 UNICAMP
3. Os gráficos abaixo abordam dados sobre a vaidade entre os adolescentes. Analise-os e relacione suas informações com as questões do consumo de produtos de beleza e a realização de cirurgias plásticas.
grafico_redacao3
grafico_redacao4
(1) Adolescentes já são 13% das intervenções plásticas no Brasil. Um aumento de sete vezes em 15 anos: em 1994 eram 5 mil. No fim de 2009, são 38 mil cirurgias estéticas por ano (2) barriga, quadris e bumbum, pernas
Fontes: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Núcleo de Transtornos Alimentares e Obesidade. Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, Pesquisa Kids Expert Turners 2009

Nenhum comentário: