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10 de fevereiro de 2016

CESPE

Olá, alun(o) e futur(o) servidor(a)!
É uma satisfação encontrá-l(o) por aqui!

Na prova  abordam aspectos como reescritura de textos, compreensão e interpretação textual, tipologia textual, coesão e coerência textuais, regência verbal, sintaxe da oração e do período, valor semântico dos conectivos, redação oficial, entre outros pontos que frequentemente integram o conteúdo programático de nossa disciplina.


QUESTÕES
1. Estaria mantida a correção gramatical e o sentido original do primeiro período do texto se ele fosse reescrito da seguinte forma: Há cinquenta anos, um dos fatos mais marcantes ocorreram na sociedade brasileira: inserção crescente das mulheres na força de trabalho.

Comentário: Questão sobre reescritura de textos, um dos pontos mais recorrentes nas provas do CESPE. Inicialmente, o trecho “Há cinquenta anos” limita o período em que ocorreu a “inserção das mulheres na força de trabalho”. Entretanto, de acordo com a redação original, o segmento “Nos últimos cinquenta anos” não faz essa limitação temporal. Ademais, o trecho reescrito “um dos fatos mais marcantes ocorreram na sociedade brasileira” deveria ser reconstruído da seguinte forma (por exemplo): um dos fatos mais marcantes ocorreu (…)”.

Gabarito: ERRADO.


2 Os termos “Nos últimos cinquenta anos” (R.1), “Primeiro” (R.5) e “Segundo” (R.9) contribuem para a progressão das ideias no texto.

Comentário: Questão sobre coesão e sequenciação textual, aspecto de suma importância para compreender/interpretar textos. De fato, o emprego do adjunto adverbial “Nos últimos cinquenta anos”, indicando uma marcação (e não uma limitação) temporal, bem como os operadores argumentativos “primeiro” e “segundo” concorrem para a progressão temática das ideias do texto.

Gabarito: CERTO.


3 O trecho “Esse sucesso influenciou o comportamento e os valores sociais das mulheres” (R.13-14) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: Esse sucesso influenciou no comportamento e nos valores sociais das mulheres.

Comentário: Questão sobre regência verbal, aspecto importantíssimo nas provas da banca! De acordo com as lições de Celso Pedro Luft, na obra Dicionário Prático de Regência Verbal, editora Ática, p. 333, o verbo “influenciar” pode ser:

– transitivo direto: influenciá-lo ~ Nada o influencia.

– transitivo indireto, na acepção de “exercer influência, influir: Influenciar nas (ou sobre as) decisões de alguém.

É nesta última acepção que o examinador empregou o verbo ‘influenciar’ no contexto reescrito “Esse sucesso influenciou no comportamento e nos valores sociais das mulheres”.

Gabarito: CERTO.


4 Depreende-se do texto que a participação das mulheres na sociedade brasileira deve-se exclusivamente a fatores culturais e  à formação da identidade feminina.

Comentário: Questão sobre compreensão e interpretação textual. De acordo com as ideias do texto, “esse contínuo crescimento da participação feminina é explicado por uma combinação de fatores econômicos e culturais”. No decorrer da superfície textual, entretanto, o autor menciona também fatores sociais para justificar esse aumento da força feminina na força de trabalho: “queda das taxas de fecundidade”. Logo, a redação do item caracteriza uma redução, invalidando a afirmativa.

Gabarito: ERRADO.


5 O texto pode ser classificado como narrativo, por apresentar a história da inserção das mulheres na força de trabalho.

Comentário: Questão sobre tipologia textual, temática que também costuma figurar nas provas do CESPE. Podemos identificar, de modo claro, que o texto tem caráter predominantemente dissertativo-argumentativo. Primeiramente, o autor lança mão da tese “a inserção crescente das mulheres na força de trabalho”. Posteriormente, há a presença de argumentos utilizados para defender/apoiar essa tese, fugindo à modalidade textual narrativa.

Gabarito: ERRADO.


6 As expressões “outras formas de prestação/realização de trabalho” (R.5-6) e “o alcance das expressões relação de trabalho e relação de emprego” (R.12-13) desempenham a mesma função sintática nos períodos em que ocorrem.

Comentário: Questão sobre sintaxe da oração e do período. Fique de olho! Na sentença, a expressão “outras formas de prestação/realização do trabalho” exerce a função de complemento do verbo transitivo direto “englobar”. A mesma função sintática é desempenhada pelo sintagma “o alcance das expressões relação de trabalho e relação de emprego”, pois este segmento complementa o sentido da forma verbal “compreendermos”.

Gabarito: CERTO.


7 No trecho “está ligada à relação de trabalho subordinado que corresponde ao vínculo de emprego” (R.16-17), seria mantida a correção gramatical caso se substituísse o elemento “que” por a que, embora as relações entre os termos da oração fossem alteradas.

Comentário: Questão sobre emprego dos pronomes relativos. No contexto, o trecho “que corresponde ao vínculo de emprego” não complementa o sentido do nome “subordinado”. Esse segmento é uma oração subordinada adjetiva restritiva, em que o pronome relativo ‘que’ retoma a expressão ‘relação de trabalho subordinado’, sendo incorreta a substituição proposta pelo examinador.

Gabarito: ERRADO.


8 Os termos “como” (R.6) e “Por exemplo” (R.15) são usados com a mesma finalidade no texto: ilustrar o que se disse anteriormente.

Comentário: Questão sobre aspectos discursivos/textuais. Na linha 6, o elemento “como” introduz o “trabalho voluntário”, ilustrando a informação anterior “outras formas de prestação/realização de trabalho”. A mesma finalidade é encontrada no termo “por exemplo” (linha 15), exemplificando a informação “é importante termos claro o alcance de alguns termos utilizados no nosso cotidiano”.

Gabarito: CERTO.


9 Caso se substituísse o conectivo “mas” (R.10) por no entanto, seriam mantidos a correção gramatical e o sentido do texto.

Comentário: Questão sobre o valor semântico dos operadores argumentativos. Sempre “cai” nas provas da banca! A partir do excerto “Assim, toda relação de emprego (espécie) é uma relação de trabalho, mas nem toda relação de trabalho é uma relação de emprego”, identificamos uma relação de oposição entre as sentenças. Esse matiz semântico seria mantido ao substituir a conjunção ‘mas’ pelo nexo textual ‘no entanto’, validando a afirmação do examinador.

Gabarito: CERTO.


10 Depreende-se do texto que os termos “relação de trabalho” e “relação de emprego” são antônimos.

Comentário: Questão sobre semântica (pouco recorrente). É preciso ter cuidado! Fora de contexto, há uma diferença conceitual entre as expressões “relação de trabalho” e “relação de emprego”. Considerando-se o contexto, entretanto, ambos os segmentos constituem um caso de sinonímia (contextual), aproximando-lhes o sentido: “o gênero “relação de trabalho” engloba, além da relação de emprego, outras formas de prestação/realização de trabalho como o trabalho voluntário”. Logo, não há que se falar em termos antônimos, e sim em sinônimos.

Gabarito: ERRADO.


Julgue os itens subsequentes, referentes às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima.


11. Na linha 15, a forma pronominal “la”, em “anunciá-la”, refere-se a “polícia”.

Comentário: Questão sobre referenciação textual, aspecto importantíssimo, sendo uma “figurinha” carimbada no CESPE. No segmento “A consciência acabou por lhe dizer que não podia, que devia levar a carteira à polícia, ou anunciá-la”, a forma pronominal “la” faz coesão referencial com o vocábulo ‘carteira’.

Gabarito: ERRADO.


12 Infere-se do trecho acima que o personagem está angustiado pelo fato de ter encontrado uma carteira e pelo dilema de usar ou não o dinheiro, que por acaso pudesse encontrar dentro dela.

Comentário: Questão sobre compreensão e interpretação textual. A inferência é lícita, tendo como base a seguinte passagem do texto: “Tinha medo de abrir a carteira; podia não achar nada, apenas papéis e sem valor para ele. Ao mesmo tempo, e esta era a causa principal das reflexões, a consciência perguntava-lhe se podia utilizar-se do dinheiro que achasse. Não lhe perguntava com o ar de quem não sabe, mas antes com uma expressão irônica e de censura. Podia lançar mão do dinheiro, e ir pagar com ele a dívida? Eis o ponto. A consciência acabou por lhe dizer que não podia, que devia levar a carteira à polícia, ou anunciá-la; mas tão depressa acabava de lhe dizer isto, vinham os apuros da ocasião, e puxavam por ele, e convidavam-no a ir pagar a cocheira”.

Gabarito: CERTO.



13 Por tratar de um conflito interior acerca da ética e da moral, o trecho acima é predominantemente dissertativo.

Comentário: Questão sobre tipologia textual. O excerto de Machado de Assis constitui uma narração, em que há a predominância de verbos no passado (“não pensou”; “foi andando”; “parou”), tendo como tempo o momento em que se passa a história. Assim, invalida-se a afirmação da banca.

Gabarito: ERRADO.


14 O termo “se”, na linha 7 e na linha 10, pertence à mesma classe gramatical.

Comentário: Questão sobre emprego/reconhecimento das classes gramaticais (pouco recorrente, mas muito importante!). Na linha 7, temos em ‘se’ uma parte integrante do verbo (encostar-se ~ transitivo indireto), ao passo, na linha 10, o termo ‘se’ é uma conjunção subordinativa integrante.

Gabarito: ERRADO.


15 A expressão “lançar mão do dinheiro” (R.13), no contexto em que é utilizada, significa pegar o dinheiro para si.

Comentário: Questão sobre significação contextual de palavras/expressões. De fato, o contexto nos mostra essa significação, apoderando-se o personagem do dinheiro. A afirmação está correta.

Gabarito: CERTO.


Com base na situação hipotética acima e no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes itens.


16 Na mensagem eletrônica enviada, para facilitar a organização documental, Machado deveria ter dado informações detalhadas acerca do arquivo anexado, e tê-lo encaminhado preferencialmente no formato pdf.

Comentário: Questão sobre redação oficial, tendo como base o Manual de Redação da Presidência da República. A redação do item extrapola as prescrições contidas no Manual de Redação da Presidência da República: “O campo assunto do formulário de correio eletrônico deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente. Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Ritch Text. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações mínimas sobre seu conteúdo”.

Gabarito: ERRADO.


17 O e-mail encaminhado por Machado, além de estar inadequado quanto ao recurso “confirmação de leitura”, não pode ser aceito como documento original.

Comentário: Questão sobre redação oficial. De acordo com o MRPR, “sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não esteja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento”. Assim, a afirmação do examinador está correta.

Gabarito: CERTO.


18 O expediente oficial e-mail apresenta flexibilidade tanto na forma quanto na linguagem, o que tornaria adequada à situação em análise a seguinte mensagem: “Prezado Alencar, mande rápido, por favor, os materiais descritos na lista anexa.
Cordialmente, Machado”

Comentário: Questão sobre redação oficial. O fecho em análise transgride o atributo da impessoalidade ao citar “Prezado”, bem como o padrão culto da língua, ao registrar marcas de oralidade, como em “mande rápido, por favor”. Ademais, “cordialmente” poderia ser empregada numa carta a um amigo, mas nunca em um fecho de expediente oficial (ainda que seja um correio eletrônico/e-mail).

Gabarito: ERRADO.

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