NO INICIO DO BLOG

2 de novembro de 2018

ENEM


No próximo domingo, dia 04 de novembro, serão aplicadas as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Será a 20ª edição do Enem, já que o exame começou a ser aplicado em 1998.
Neste primeiro dia serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias e os participantes têm cinco horas e trinta minutos para fazer as provas, ou seja, responder as questões objetivas, passar as respostas no gabarito e escrever a redação.

1. Tempo de Prova da Redação

Em relação a redação, recomendamos que os candidatos reservem, ao menos, uma hora e trinta minutos para escrevê-la, já que é preciso ler e analisar a proposta de redação, fazer o rascunho na folha própria e passar a dissertação-argumentativa à tinta na folha própria. Cada um tem seu modo de realizar uma prova de redação: uns, no rascunho, fazem o texto todo, outros fazem apenas alguns esquemas (como tópicos, por exemplo), mas o adequado é reservar tempo suficiente para se dedicar à redação com muita calma e tranquilidade.

2. Escreva Com Letra Legível!

A letra, na folha definitiva, pode ser cursiva ou técnica; o mais importante é que ela seja legível. O corretor não tem tempo para tentar ficar adivinhando o que está escrito no texto e quando não é possível ler, ele passa por cima disso e considera o todo do texto e neste processo o participante cuja letra está ilegível pode ser prejudicado, mas não por culpa do corretor.

3. Título Não É Obrigatório

Para o Enem, o título da dissertação-argumentativa é opcional; portanto, não é algo que deva preocupar e fazer o candidato perder muito tempo.
Norma culta e seu antigo debate

4. Mínimo e Máximo de Linhas

Também é importante ressaltar a necessidade de cumprir o mínimo e o máximo de linhas. Tudo o que estiver escrito fora da margem da folha definitiva não será considerado na correção.

5. Redação Antes ou Depois das Questões?

Há participantes que fazem a prova de redação primeiro, outros já preferem fazer por último. O importante é saber que não há certo ou errado, pois esta é uma preferência pessoal, inclusive sobre como lidar com estresse, ansiedade e nervosismo.


Nenhum comentário: