NO INICIO DO BLOG

10 de outubro de 2010

Modelo de Texto nota dez - Jessica Höring

Antropofagia
Em"Poética", de Manuel Bandeira, expressa sua visão em relação ao papel da literatura, fugindo do véis alienatório até então praticado. Assim urge ressaltar que a leitura tem um papel significativo durante o processo de formação do indivíduo, sobretudo no que tange a sua consciência crítica, livre do conservadorismo praticado por muitas pessoas.
Quando crianças as "eternas histórias" em quadrinhos serviram de iniciação a muitos leitores sedentos de leitura até hoje em dia. Divertidas e interativas elas cativavam o leitor. Um exemplo é a reprodução feita por Walt Disney de "Os Miseráveis" de Vitor Hugo que me influenciou a ler a obra original anos depois. Durante a leitura, entramos em um universo que, fantasticamente, criado pelo leitor, permite-nos viver a história, interligando pelos distintos e que juntos acarretam uma verdadeira "deglutição" de cultura e conhecimento, tal qual defendiam os modernistas de 1922. Porém, é uma pena que com tão vasta oferta literária, muitas pessoas se detenham a produções vis que não permitem a contextualização de informações. Ou seja, o verdadeiro papel literário deve estar centrado na formação cultural do indivíduo, mantendo viva a opinião do leitor e não a implantação de postos de alienação portáteis.
Infelizmente a sociedade está deixando para trás um legado de leitores e autores interessados pela literatura e leitura gostosas e incitantes, uma vez que as pessoas estão deixando de ler o que é produtivo, para ler o que é fútil e, por vezes, inadequado. Mas para aqueles modernistas contemporâneos, por sorte, há um grande legado literário a ser deglutido e assimilado por ora.

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa, muito bom, o primeiro parágrafo principalmente.