NO INICIO DO BLOG

16 de outubro de 2010

Reflexo do Espelho

Em um mundo cada vez mais marcado por atos violentos, desrespeito de todos os tipos e pais menos rígidos com seus filhos, é comum ouvirmos um jargão muito conhecido entre os gaúchos"...pura falta de laço...", e, não menos comumente, concordamos com tal ditado ao nos depararmos com situações vexatórias em nosso cotidiano.
Para o antigo pensador francês, Alain, conservador e positivista, cabe aos pais educar e à escola ensinar, ambos com firmeza, entretanto nunca com violência, sendo esta a fórmula certa para o crescimento de um cidadão em suas relações interpessoais. Dessa forma, torna-se imprescindível à família dar o exemplo, e, não deixar que o ditado"Faça o que digo, não faça o que faço", seja utilizado para se autoabsolver frente a suas atitudes um tanto quanto questionáveis.
Outrossim, como bem disse Alain, apenas uma base familiar exemplar não é garantia de uma boa formação, já que é na escola onde a criança passa a maior parte de sua infância. Logo, cabe aos professores continuar esse processo de educação, e ser referência no que diz respeito ao tratamento humano. É justamente na escola que a criança é posta à prova sobre seus ensinamentos, pois tem que conviver com o outro, nem sempre de pais exemplares e com uma educação, por vezes, completamente diferente da qual está acostumado.
Nietzsche escreveu, que nos tornaremos aquilo que somos, e é neste pensamento que devemos nos basear para vivermos uma vida melhor; sem violência. Só assim teremos uma sociedade em que a premissa da palmada não seja um ato a se seguir, mas que o ensinamento, sim, traga seres cientes de seus atos, um reflexo do espelho.
Henrique Costa Beber - CEAP - ENEM - PREPARATÓRIO

Um comentário:

FáBio BoRges disse...

Querida Marlene!!!
obrigado pelo carinho das palavras lindas em nosso blog(amamos)....Obrigado!!!!....trabalhar para as crianças...tem que ser assim...de cor e alma!!!

um beijo rabiscado de cores incríveisss!!

BiLL