NO INICIO DO BLOG

10 de novembro de 2010

ENEM

O ENEM é um concurso, a princípio, criado pelo governo federal a fim de beneficiar estudantes carentes de todo o país. Interessante que, nos últimos dois anos, tenham acontecido problemas de ordem ética quanto à prova. Algo relevante, pois atinge, não somente aos que as elaboram, mas também todo um contexto de alunos, famílias que se prepararam para realizá-las e, com isso o sonho de garantir uma vaga em uma universidade.
Sabedouros de que, com o tempo, como tudo no Brasil, abriu-se para todos os estudantes de ensino médio uma vaga em um curso superior, ao que sou totalmente contra. Se o ENEM tinha como garantia a alunos carentes que assim continuasse, mas veio o PROUNI. Hilário são os comentários daqueles que possuem uma situação econômica estável e não precisam se preocupar se o mesmo vai ou não ser anulado. O ENEM é uma avaliação bem elaborada, porém mal executada. Esse é problema ! As razões para que isso ocorra podem ser de ordem política . Por que não? Hoje se dá mais relevância a ideologias partidárias do que a algo que possa estar beneficiando a sociedade da qual precisa desse acesso.
Falar em igualdade de oportunidades é falar em igualdade econômica, em igualdade de infraestrutura, o que em nosso país é uma utopia. Poucos detêm uma situação que permita cursar um curso superior e o ENEM garante. Essa crise de credibilidade mexe com todos, pois há uma insegurança quanto à proposta consolidada de seus objetivos. Há de se ter mais responsabilidade, algo tão apregoado pelo Ministério da Educação e pelo próprio governo federal. Reincidente não é nada alentador. Somos um país tão mal visto quanto a atos de desonestidade e tudo vale para que se deturpe mais ainda a imagem do Brasil. Se devemos confiar em uma instituição como o Ministério da Educação, creio que sim, porém tudo vem de encontro a esse processo seletivo. Comprometedor, irresponsabilidade são pontos a se repensar.
Precisamos de pessoas comprometidas com a educação, pessoas que realmente façam desse momento, aquilo que a sociedade espera: perfeição. Educar é tornar perfeito, ou pelo menos tentar melhorar a visão daqueles que buscam na cultura o acesso social. Isso tudo conseguiremos com ética, respeito ao aluno que espera não ser cerceado por valores que nada acrescentam apenas deturpam ainda mais aos que deveriam nos servir de exemplo.

Nenhum comentário: