NO INICIO DO BLOG

24 de agosto de 2013

Inversão de valores

Pequena notícia de jornal: uma universidade, nos Estados Unidos comprou quadros brancos, destes usados pelos professores em aula, com uma característica peculiar; eles são à prova de balas.
Fiquei intrigada. De que adianta quadros à prova de balas se os alunos atiram uns nos outros e não em direção às paredes? É que os equipamentos são móveis. Basta retirá-los de onde estiverem, se esconder atrás deles e esperar que o tiroteio acabe. Genial!
Detectores de metal, câmeras de vigilância. Nada é suficiente, agora  o professor precisa de um escudo. Versatilidade. Já era assim antigamente: quem tem mais de 35 lembra dos famosos casacos reversíveis inventados por uma marca gaúcha. É a mesma tecnologia, aplicada aos suportes da educação.
Imagino a sala de aula daqui alguns anos; o professor atrás de um vidro blindado, os alunos com capacetes e coletes à prova de balas, além disso o quadro-negro, ou branco hoje em dia, era uma plataforma para compartilhar conhecimento, uma espécie de iPadão, virou ferramenta de defesa pessoal.
Em breve, giz que se transforma em gás de efeito moral e cadeiras autoejetáveis, para necessidade de fugas rápidas. Favor não  se esquecer de abrir o teto antes de apertar o botão, o futuro é logo ali.  Faz favor!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: