NO INICIO DO BLOG

24 de agosto de 2013

Modelo de redação nota 10 - UFRGS

O Brasil realmente acordou?

Muitos têm interpretado as manifestações recentes como se, no fundo, deixassem transparecer a iminência do nascimento de uma nova era, de uma nova juventude. Entretanto, nada me parece dar em ensejo a esperanças muito infladas e otimistas.
De fato, o germe da estagnação, da letargia, da indiferença para com o futuro parece estar enterrado na juventude contemporânea e em seus modos de vida. A maioria quase absoluta dos jovens de hoje se educa numa cultura à qual cumpre chamar, com certa liberdade, pequena cultura. Seu espírito é tornado estreito, delgado, miúdo, sob o jugo de uma série de exigências do sistema em que vivemos. Desde cedo, por exemplo, somos ensinados a não querer, senão o famigerado sucesso profissional, quer dizer, a conformação a uma perfeita nulidade. Muitos chegam até mesmo a sacrificar seus desejos mais íntimos em nome de um bom salário. Não por acaso acredito, vemos, muitas vezes, pessoas com vários zeros à direita na conta bancária que, entretanto, andam por aí sem rumo, melancólicas. Mas a maioria das pessoas conforma-se a qualquer coisa, contando que tenha um bom salário; por que, afinal, não se conformaria a uma difamante situação política?
Porém, é precisamente isso que assusta nessas revoltas: nelas estão envolvidos jovens de todas as classes, não apenas aqueles a quem as mudanças mais beneficiariam. Porque a juventude acordou da sonolência mórbida em que se havia mergulhado. Os jovens, num surto de indignação, irromperam a bradar contra tudo aquilo que revolta não somente a eles, mas a toda população. Porém, receio que os ânimos, com a mesma ação com que se exacerbaram, possam também arrefecer, que os fogos que vinham inflamando o povo possam se extinguir como miseráveis fagulhas.
Em resumo, não acredito que em um surto tão repentino e fortuito a juventude tenha acordado, mas que toda mudança desse gênero só muito lentamente se perpetuaria. E, por fim, não se pode negar a possibilidade de que, assim como aquele que é despertado por um estrondo durante a noite julga ter perdido irremediavelmente o sono, porém torna logo a dormir, a juventude brasileira volte, também ela, a adormecer novamente.

Tema O comportamento dos jovens nas manifestações de "muda Brasil" realmente vão se solidificar?

Um texto de Breno Augusto


Nenhum comentário: