Jogando bola dentro da favela.
Num país cujos ídolos internacionais são “reis” do futebol [os “reis do futebol”] e as desigualdades sociais assolam grande parte de suapopulação [população,] é natural que as crianças de lá sonhem com um futuro jogando bola. O governo sabe disso, investe nisso. Trouxe até a Copa do Mundo para cá! E em ano de eleição. [eleição!]
Nesse [Neste] 2014, além de parar para ir as [às] urnas, o Brasil ir [irá ou vai] ter uma pausa para ver futebol. Mesmo com atrasos em obras e irregularidades descobertas, dentre elas o superfaturamento de obras eesquemas de lavagem de dinheiro, os governantes transparecem[exalam] otimismo. É o país da alegria que sediará o Mundial.
Não vemos essa alegria e otimismo estampada [estampados] na face do povo brasileiro. Eles estão sufocados com [o] transporte público lotado esuas constantes falhas [cheio de falhas] , com [o] péssimo atendimento em hospitais e [os] altos preços de produtos básicos. Foram poucos os investimentos em transportes, por exemplo, e os turistas usufruirão[precisarão] de ônibus, metrô e afins para chegar aos estádios. Não faz muito sentido atrair olhares mundiais para cá, mas quando os estrangeiros aqui chegarem sofrerem como brasileiros.
De sofrimento brasileiro entende. Os moradores de comunidades na periferia, acostumados com o abandono do governo, têm visto suas moradias na mídia quase que diariamente, e não é só notícia sobre violência, pelo contrário, a mídia até exalta favelas, tudo para que o estrangeiro não tenha medo dela. Essa mesma mídia exibe um comercial de tv de uma marca de cerveja que exalta as festas brasileiras, só não discorre sobre como essas festas têm sido quase que exclusivas para os que tem maiores [têm mais] condições financeiras de pagar caro e ver uma partida de futebol.
Lima Barreto disse: O Brasil não tem povo, tem público. E esse público assiste as [às] manobras do governo para trazer um grande evento que deixará apenas belas estruturas futebolísticas montadas dentro de uma enorme favela [favela,] com condições precárias de saúde, educação e transportes. Essa favela chamada Brasil.
Comentário geral
Texto bom, que poderia ter uma nota ainda melhor se atendesse a exigência da competência 5. É evidente que o autor tem um enfoque radical, que vê tudo pela ótica de quem está indignado com a situação do país, o qual prioriza o “circo” da Copa do Mundo, em vez de saúde e educação, etc. Mas, de qualquer modo, consegue traduzir em palavras sua indignação e apresentar argumentos para justificá-la.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: o autor se perde na referência espacial, mencionando o Brasil ora como “lá”, ora como “cá”. Veja-se como se poderia reescrever o parágrafo eliminando a confusão: Num país como o nosso cujos ídolos internacionais são os “reis do futebol” e as desigualdades sociais assolam grande parte da população, é natural que as crianças sonhem com um futuro jogando bola. Nosso governo sabe disso, investe nisso. Trouxe até a Copa do Mundo para cá! E em ano de eleição!
2) Segundo parágrafo: não há denúncias de lavagem de dinheiro especificamente no caso da Copa do Mundo. Há que distinguir os problemas do Brasil em geral, com os problemas específicos, relacionados à Copa.
3) Terceiro parágrafo: uso incorreto do pronome, que deveria se referir a povo, no singular, e que, no plural, parece referir-se aos antecedentes “alegria e otimismo”.
2) Segundo parágrafo: não há denúncias de lavagem de dinheiro especificamente no caso da Copa do Mundo. Há que distinguir os problemas do Brasil em geral, com os problemas específicos, relacionados à Copa.
3) Terceiro parágrafo: uso incorreto do pronome, que deveria se referir a povo, no singular, e que, no plural, parece referir-se aos antecedentes “alegria e otimismo”.
Competências avaliadas
1. | Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 1,5 |
2. | Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 2,0 |
3. | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 2,0 |
4. | Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 1,5 |
5. | Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 0,0 |
Total | 7,0 |
Desempenho do aluno em cada competência
Nota 2,0 - Satisfatório | Nota 0,5 - Fraco |
Nota 1,5 - Bom | Nota 0,0 - Insatisfatório |
Nota 1,0 - Regular |
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