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1 de abril de 2014

Tema - O legado da Copa do Mundo ao Brasil - postado nesse blog - redação avaliada

A realidade por trás do sonho

Quando o Brasil foi selecionado para sediar o Mundial de Futebol[Futebol,] ouviram-se vários discursos do governo ressaltando a importância desse evento para o desenvolvimento do país. A preparação para a realização dos jogos mobilizou vários setores, tais como: o econômico e o social. Entretanto a herança deixada para o país pelacopa [Copa] não será tão positiva quanto o imaginado inicialmente.

Os planejamentos feitos para sediar a copa do mundo [Copa do Mundo]foram insuficientes e o desenvolvimento destes [desses] projetos levanta suspeitas. Atrasos na entrega de estádios-sede dos jogos e de obras que visam [a] reformular a estrutura física das cidades-sede ainda em andamento, tais como a reforma de aeroportos e ruas, três meses antes da abertura dos jogos comprovam que o modo como o Brasil se organizou para receber as muitas pessoas que virão assistir aos jogosnão foi eficiente. Além disso, o orçamento feito para o cumprimento dessas obras mostrou-se muito mais caro no andamento das construções do que o planejado inicialmente, o que deixa a suspeita de corrupção por parte dos responsáveis por tais obras.

Somado a isso, os próprios governantes mudaram seu discurso após perceber que o desenvolvimento pensado não será plenamente alcançado. Há cerca de um ano o Estado assegurava a plena execução do planejado inicialmente, afirmando ainda que os Brasileiros[brasileiros] seriam beneficiados com o grande numero [número] de turistas que aqui chegariam e o grande montante de dinheiro que eles despenderiam. Entretanto, apesar de uma parcela dos brasileiros não estar satisfeita com outros setores do país que foram deixados de lado a fim de suprir as exigências feitas pelos órgãos responsáveis pela fiscalização da infraestrutura do país sede [país-sede] de uma copa[Copa] , a maior parte dos ingressos foi comprada por brasileiros abalando assim a tese governamental de que os investimentos feitos seriam recuperados com os gatos [gastos] dos turistas em terras brasileiras.

A afirmação do Estado era que o Mundial de Futebol traria desenvolvimento ao país, ainda que indiretamente, porém ascircunstancias [circunstâncias] dos meses antecedentes a [à] abertura da copa [Copa] vão em outra direção . Portanto, a fim de alcançar as melhorias desejadas que a copa [Copa] trouxesse [traria] o governo deve fazer investimentos no cumprimento de direitos assegurados a todo ser humano e que melhorem a vida dos brasileiros diretamente, sem depender de turistas, tais como hospitais, escolas e em saneamento. Para que isso aconteça a população precisa pressionar seus representantes intensivamente a fim de garantir o cumprimento de seus direitos.
 

Comentário geral

Texto bom, apesar de ultrapassar o limite de tamanho indicado na proposta, o que ocorre devido à prolixidade do autor. Boa parte do que ele diz no texto poderia ser dita com muito menos palavras. Um exemplo extraído do terceiro parágrafo: em vez de dizer “órgãos responsáveis pela fiscalização da infraestrutura do país sede de uma copa”, bastava dizer “a FIFA”. Fora isso e os aspectos pontuais assinalados em verde e vermelho, o conjunto revela mais pontos positivos do que negativos.
 

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: parece uma frase vazia essa que se refere à mobilização de vários setores. Melhor seria dizer que o evento mobilizou o setor público e privado. A mobilização social, propriamente dita, não se deu para preparar o evento, mas para mostrar insatisfação com a sua realização, em detrimento de problemas mais sérios que a população do país enfrenta.

2) Segundo parágrafo: a) Não se trata simplesmente de reformar ruas, mas de investir na melhoria dos transportes e das vias públicas. b) Melhor do que falar em “orçamento”, seria falar em gastos que foram muito maiores do que os inicialmente projetados.

Competências avaliadas

1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,5
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.2,0
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.1,0
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.1,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.1,5
Total7,5

Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - SatisfatórioNota 0,5 - Fraco
Nota 1,5 - BomNota 0,0 - Insatisfatório
Nota 1,0 - Regular

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