A realidade por trás do sonho
Quando o Brasil foi selecionado para sediar o Mundial de Futebol[Futebol,] ouviram-se vários discursos do governo ressaltando a importância desse evento para o desenvolvimento do país. A preparação para a realização dos jogos mobilizou vários setores, tais como: o econômico e o social. Entretanto a herança deixada para o país pelacopa [Copa] não será tão positiva quanto o imaginado inicialmente.
Os planejamentos feitos para sediar a copa do mundo [Copa do Mundo]foram insuficientes e o desenvolvimento destes [desses] projetos levanta suspeitas. Atrasos na entrega de estádios-sede dos jogos e de obras que visam [a] reformular a estrutura física das cidades-sede ainda em andamento, tais como a reforma de aeroportos e ruas, três meses antes da abertura dos jogos comprovam que o modo como o Brasil se organizou para receber as muitas pessoas que virão assistir aos jogosnão foi eficiente. Além disso, o orçamento feito para o cumprimento dessas obras mostrou-se muito mais caro no andamento das construções do que o planejado inicialmente, o que deixa a suspeita de corrupção por parte dos responsáveis por tais obras.
Somado a isso, os próprios governantes mudaram seu discurso após perceber que o desenvolvimento pensado não será plenamente alcançado. Há cerca de um ano o Estado assegurava a plena execução do planejado inicialmente, afirmando ainda que os Brasileiros[brasileiros] seriam beneficiados com o grande numero [número] de turistas que aqui chegariam e o grande montante de dinheiro que eles despenderiam. Entretanto, apesar de uma parcela dos brasileiros não estar satisfeita com outros setores do país que foram deixados de lado a fim de suprir as exigências feitas pelos órgãos responsáveis pela fiscalização da infraestrutura do país sede [país-sede] de uma copa[Copa] , a maior parte dos ingressos foi comprada por brasileiros abalando assim a tese governamental de que os investimentos feitos seriam recuperados com os gatos [gastos] dos turistas em terras brasileiras.
A afirmação do Estado era que o Mundial de Futebol traria desenvolvimento ao país, ainda que indiretamente, porém ascircunstancias [circunstâncias] dos meses antecedentes a [à] abertura da copa [Copa] vão em outra direção . Portanto, a fim de alcançar as melhorias desejadas que a copa [Copa] trouxesse [traria] o governo deve fazer investimentos no cumprimento de direitos assegurados a todo ser humano e que melhorem a vida dos brasileiros diretamente, sem depender de turistas, tais como hospitais, escolas e em saneamento. Para que isso aconteça a população precisa pressionar seus representantes intensivamente a fim de garantir o cumprimento de seus direitos.
Comentário geral
Texto bom, apesar de ultrapassar o limite de tamanho indicado na proposta, o que ocorre devido à prolixidade do autor. Boa parte do que ele diz no texto poderia ser dita com muito menos palavras. Um exemplo extraído do terceiro parágrafo: em vez de dizer “órgãos responsáveis pela fiscalização da infraestrutura do país sede de uma copa”, bastava dizer “a FIFA”. Fora isso e os aspectos pontuais assinalados em verde e vermelho, o conjunto revela mais pontos positivos do que negativos.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: parece uma frase vazia essa que se refere à mobilização de vários setores. Melhor seria dizer que o evento mobilizou o setor público e privado. A mobilização social, propriamente dita, não se deu para preparar o evento, mas para mostrar insatisfação com a sua realização, em detrimento de problemas mais sérios que a população do país enfrenta.
2) Segundo parágrafo: a) Não se trata simplesmente de reformar ruas, mas de investir na melhoria dos transportes e das vias públicas. b) Melhor do que falar em “orçamento”, seria falar em gastos que foram muito maiores do que os inicialmente projetados.
2) Segundo parágrafo: a) Não se trata simplesmente de reformar ruas, mas de investir na melhoria dos transportes e das vias públicas. b) Melhor do que falar em “orçamento”, seria falar em gastos que foram muito maiores do que os inicialmente projetados.
Competências avaliadas
1. | Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 1,5 |
2. | Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 2,0 |
3. | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 1,0 |
4. | Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 1,5 |
5. | Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 1,5 |
Total | 7,5 |
Desempenho do aluno em cada competência
Nota 2,0 - Satisfatório | Nota 0,5 - Fraco |
Nota 1,5 - Bom | Nota 0,0 - Insatisfatório |
Nota 1,0 - Regular |
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