NO INICIO DO BLOG

26 de março de 2015

REDAÇÃO


Instrução:  Leia o seguinte texto e a proposta que o segue

         A corrupção tem origem na palavra ruptura, que pode significar o rompimento ou desvio de um código de conduta -  moral ou social - através do qual, o agente, motivado por alguma vantagem,  age desvirtuando as regras de determinado objetivo, contrariando assim o que a sociedade  considera como justo e moral.  No poder público, ela ocorre  quando o comportamento de um determinado agente desvia-se das obrigações formais do cargo que ocupa, buscando vantagens pessoais, dinheiro ou status.
A corrupção não é um fenômeno recente, bem pelo contrário. Analisando alguns fatos históricos, podemos observar a sua presença: ela levou a China à estagnação econômica, infestou a administração do Império Romano, dificultou o desenvolvimento econômico da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos e acelerou o colapso da Rússia. Porém, nas últimas duas décadas, é possível observar uma movimentação mundial em busca de solução ou, pelo menos, minoração desse problema. As iniciativas para combater a corrupção  são inúmeras, traduzidas em tratados e convenções firmados entre países e blocos econômicos, que compreendem preocupações sobre o impacto desse fenômeno na democracia, na justiça social, no desenvolvimento econômico e no comprometimento do Estado e da estabilidade política.
O fato é que, se  a corrupção pode ser definida como uma quebra das  regras do jogo  a fim de se obter algum ganho pessoal, é bom  lembrar que esse entendimento também pode depender do ponto de vista de  quem julga e, ainda, daquilo que se considera o padrão moral de uma sociedade e de uma época.  Provavelmente, um ato que seria reprovável hoje (por exemplo: proteção, clientelismo, nepotismo),   no passado (ou, até, em outra sociedade da  atualidade), poderia ser considerado normal ou lícito.


Temos presenciado, através da mídia, inúmeros casos de corrupção, nos mais diferentes meios profissionais e sociais e nas diversas esferas públicas.
 Sua redação versará sobre este tema: essa série de ocorrências deve-se a uma banalização, por parte de toda a  sociedade, de valores como ética e probidade – ou, pelo contrário, – esses eventos estão vindo à tona justamente porque a sociedade –  consciente de seus deveres e direitos – está cada vez menos tolerante  com esses episódios  e deseja a punição de  seus autores?
O texto que você vai redigir deve ser uma dissertação, ou seja, deverá apresentar um ponto de vista claramente explicitado sobre o tema por meio de uma argumentação consistente. Não estarão sendo avaliadas as suas opiniões ou quaisquer considerações  ou julgamentos pessoais. Estarão sob avaliação a coerência e a coesão do texto, a observação das regras de expressão da Língua Portuguesa, bem como e o desenvolvimento da argumentação em torno do tema proposto.
Sua dissertação deverá ter, no mínimo, 30 e, no máximo, 50 linhas. Utilize lápis apenas no rascunho; a versão final deverá ser escrita a caneta, na folha própria para a redação, com letra legível, de tamanho regular. Não copie trechos dos textos desta proposta sob pena de ter sua redação invalidada.

Nenhum comentário: