NO INICIO DO BLOG

20 de março de 2015

Terceirão - vamos ler

O último final de semana foi marcado por muitas manifestações políticas. Entre os principais tópicos discutidos apareceram corrupção, impeachment e intervenção militar, que possivelmente devem cair no Enem 2015. Por isso, separamos alguns conteúdos para você entender melhor como esses processos funcionam e as origens e motivos de algumas reivindicações.

Corrupção

Tirinha Corrupção
O historiador Leandro Karnal comenta sobre o processo de corrupção estrutural no Brasil nesse trecho de uma entrevista para o Jornal da Cultura em dezembro de 2014. Em menos de 3 minutos de vídeo, Karnal dá uma aula sobre corrupção.Confira.
Para prolongar a discussão sobre a corrupção estrutural, vale a pena ler esse artigo escrito pelo deputado federal pelo PSOL-RJ Jean Wyllys na Carta Capital. Leia aqui.

Intervenção militar

A Revista Superinteressante criou uma linha do tempo super bacana para explicar o período de Ditadura Militar no Brasil. Além disso, você pode realizar um teste que simula o que aconteceria com você dependendo das suas atitudes se você vivesse sob um regime militar. Acesse.
Já se quiser ver algumas cenas para entender melhor como era o Brasil na época da Ditadura, reveja nosso artigo do Portal InfoEnem que contém indicações de filmes sobre o Regime Militar.

Impeachment

Nessa reportagem do Jornal El País, o processo de impeachment é explicado e as chances da Presidenta Dilma ter seu mandado impugnado são analisadas segundo a Constituição Brasileira.
Já a Revista Mundo Estranho organizou um artigo bem didático que explica o processo de impeachment do governo Collor em 1992. Entenda o caso lendo esta matéria.
Recomendamos uma pesquisa bem atenciosa sobre os temas propostos para uma boa formação cidadã com análise crítica sobre os fatos da atualidade. Continue nos acompanhando para receber sempre as melhores indicações de estudo.

Nenhum comentário: