NO INICIO DO BLOG

8 de dezembro de 2017

INSCRIÇÕES DO SISU, GAROTADA!!

O Ministério da Educação (MEC) divulgou quando terá início o próximo processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada. De acordo com a pasta, o período de inscrições no Sisu 2018 estará aberto entre 29 de janeiro e às 23h59min do dia 1° de fevereiro.
Assim como nas edições anteriores, o sistema usará exclusivamente a nota dos candidatos na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, no caso o Enem 2017, como critério para classificação nas universidades públicas participantes.
Os pré-requisitos para participar da disputa, além de ter realizado a prova passado do Enem, é ter participado dos dois dias de avaliação, ter obtido nota superior a zero na redação e possuir diploma de conclusão do ensino médio.
Atendendo as exigências mencionadas acima, o candidato poderá se cadastrar no período indicado diretamente no site oficial do sistema na internet, por meio do endereço eletrônico sisu.mec.gov.br. A inscrição será gratuita e cada candidato poderá optar por até duas opções de curso, turno e universidade, sendo possível alterá-las quantas vezes quiser durante esta fase.
Conforme dados oficiais do MEC, serão oferecidas 239.601 vagas em cursos presenciais de graduação de 130 instituições públicas de ensino superior, seguindo a divisão a seguir.
  • 30 instituições públicas estaduais, que envolvem 1 centro universitário, 7 faculdades e 22 universidades;
  • 100 instituições públicas federais, com 2 centros de educação tecnológica, 1 faculdade, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 61 universidades.
Segundo declaração do coordenador-geral de Programas de Ensino Superior do MEC, Fernando Bueno, paras as instituições o Sisu é uma ótima opção alternativa aos vestibulares tradicionais, a exemplo das universidades federais, que participam “em peso” nos sistema unificado:
O Sisu é uma ferramenta de que as instituições públicas podem se utilizar para fazer o processo seletivo. Ele é por adesão e não é obrigatório. Das nossas 63 universidades federais, por exemplo, atualmente 61 já ofertam vagas.
O calendário com as datas de todos os eventos, como a liberação do resultado contendo a lista de aprovados na chamada regular e o prazo para formação da lista de espera, ainda não foi divulgado.
Em nota oficial, no entanto, a Assessoria de Comunicação Social do MEC já afirmou que a segunda edição do sistema, o Sisu 2018/2, que selecionará estudantes para cursos com início no segundo semestre, ocorrerá no final do mês de maio.
Se você pretende participar do Sisu 2018, recomendamos a leitura destas 5 dicas para quem ainda não conhece o sistema.

1 – Pesquise sobre o curso de sua preferência

O SiSU modificou todo o cenário dos vestibulares nacionais, pois se tornou a principal porta de entrada para as universidades públicas. Assim sendo, já que o Enem 2017 acabou, é hora de procurar todas as vagas disponíveis do curso de sua preferência.

2 – Pesquise sobre as notas de corte de anos anteriores

Após descobrir onde estão as oportunidades que se encaixam na sua escolha, que tal pesquisar sobre as notas de corte dos anos anteriores. Assim, quando sair o resultado do Enem em janeiro, você já estará com as informações necessárias para ter uma ideia se seu desempenho lhe trará chances reais de ser aprovado. Vale ressaltar que, em geral, esses dados são divulgados pelas próprias instituições que oferecem o curso em questão.

3 – Fique atento nas notícias

O SiSU, devido principalmente a toda sua importância no cenário nacional, traz frequentemente notícias e mudanças de última hora. Portanto, acompanhe sites especializados para não perder nenhuma informação importante.

4 – Fique atento nas datas

Dica um tanto óbvia, não é? Mas não custa nada relembrar. Alias, vale ressaltar que embora o resultado do Enem 2017 esteja previsto para 19 de janeiro, o SiSU ainda não tem uma data definida. Portanto, mantenha-se atualizado.

5- Relaxe

Por último, descanse e aproveite as festas de fim de ano com amigos e familiares. Afinal, é muito importante ter frieza para avaliar as possibilidades que se apresentarão em janeiro. Só assim conseguirá tomar as melhores decisões.

Nenhum comentário: