Dando prosseguimento à sequência de textos sobre as provas de redação dos vestibulares das universidades estaduais paulistas, hoje falaremos a respeito da avaliação e da correção da prova de produção textual da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Na semana passada, falamos sobre a prova de redação em geral e hoje falaremos sobre os critérios de correção e de avaliação.
O vestibular da Unesp é elaborado, aplicado e corrigido pela Fundação Vunesp – que também faz parte do consórcio do Enem – e a prova de redação, como já dissemos no último texto desta coluna, faz parte da segunda fase e é de realização obrigatória para todos os candidatos, independente do curso pretendido. Além disso, é exigida dos alunos a escrita de uma dissertação-argumentativa que atenda ao tema proposto, baseada em uma coletânea de textos próprios da proposta de redação e de questões do caderno de perguntas. A prova de redação no vestibular da Unesp vale vinte e oito pontos e o candidato que obter nota zero está automaticamente eliminado do vestibular. Falando na coletânea de textos, para a banca elaboradora, ela exerce a função de especificar o tema, sendo o ponto de partida para a elaboração da dissertação-argumentativa. Isso significa que o candidato deve posicionar-se em relação ao tema proposto levando em conta a coletânea textual, suas relações, seus sentidos e, assim, demonstrar total domínio da proposta como um todo, não só do tema. Como a prova de redação da Unesp exige a escrita de uma dissertação-argumentativa, a banca corretora espera que os candidatos escrevam textos que analisem, de maneira coerente e coesa, o tema proposto, e que ainda defendam um ponto de vista a respeito deste mesmo tema. Assim, o candidato deve demonstrar saber organizar ideias, dados, fatos, ou seja, argumentos, e, além disso, saber estabelecer relações e ligações entre eles de modo a chegar a conclusões coerentes. Portanto, neste aspecto, a coerência interna é de fundamental importância. Aliás, a coerência é de suma relevância para a Unesp e para qualquer outro vestibular. Os candidatos devem mostrar porque aquele ponto de vista é relevante e válido; o mesmo deve ocorrer com os argumentos e estes devem ser, também, pertinentes e, deste modo, não pode haver contradições ao longo do texto e sim progressão textual. Textos circulares, os que “enchem linguiça”, são penalizados na correção. Neste mesmo sentido, a coesão se faz presente de maneira importante, de modo que os candidatos mostrem capacidade de estabelecer relações por meio dos recursos coesivos da língua (recursos lexicais, sintáticos e semânticos) de modo a tornar o texto claro e preciso. Também se espera que os candidatos demonstrem domínio da norma padrão culta da Língua Portuguesa. Os critérios de anulação são os seguintes:
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8 de dezembro de 2017
VUNESP E A REDAÇÃO - GAROTADA DE SÃO PAULO
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