NO INICIO DO BLOG

19 de setembro de 2014

Os porquês - UFRGS


Há uma série de palavras na Língua Portuguesa que causam confusão na hora da escrita. Uma delas é o porquê e suas derivações. Para não se confundir ao escrever a Redação ou ao responder as questões de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias do Enem, entenda agora as diferentes funções dessas palavras.
  • Por que: Preposição por + pronome interrogativo que. Tem função de pergunta e equivale a Por qual razão? Por qual motivo?
  • Por quê: Deve ser empregado somente no fim da oração, tendo o mesmo significado de por que.
  • Porque: Conjunção utilizada para explicar ou mostrar a causa de algo citado anteriormente. Equivale a pois, já que.
  • Porquê: Substantivo masculino. Equivale a: o motivo, a razão, a causa.
Para fixar melhor o uso correto dessas palavras, veja a charge abaixo criada pelo ilustrador catarinense Alexandre Beck. Analise e relacione cada frase com sua respectiva explicação dada acima.
Imagem: Reprodução / Mundo Texto
Imagem: Reprodução / Mundo Texto
Ficou mais claro?
Veja que as primeiras frases são, respectivamente, uma pergunta (por que) e uma resposta (porque). Em seguida, a personagem realiza outra pergunta, só que dessa vez, com o por quê no final da frase, o que faz com a palavra receba acento circunflexo. Por último, porquê é utilizado como substantivo; observe que poderia ser substituído, sem perda de sentido, por: “O motivo eu não sei!”.
Agora você que você já conhece as diferenças de uso dos “porquês” basta ficar atento a questões que abordam o assunto para não perder pontos preciosos.



Posted: 19 Sep 2014 07:00 AM PDT
Desde a última segunda-feira, 15 de setembro, está aberto o prazo de inscrições para o próximo vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Nesta edição do seu processo seletivo a instituição ofertará 3.996 vagas divididas entre os 90 cursos de graduação presenciais. É importante esclarecer que esta quantidade equivale a aproximadamente 70% das vagas para alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2015. Os outros 30% serão preenchidos via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 como critério para aprovação.
Para se inscrever no vestibular UFRGS 2015 o estudante deverá acessar, até o dia 13 de outubro, o site da Comissão Permanente de Seleção (Coperse) e preencher o formulário online. A taxa de inscrição possui valor deR$ 110,00 e o prazo para solicitações de isenção já se encerrou.
As notas do Enem 2014 também poderão ser aproveitadas pelo candidato para composição de parte de sua nota final no vestibular, sendo que tal opção deverá ser assinalada durante o preenchimento do formulário de inscrição.
As provas do vestibular estão agendadas para os dias 4, 5, 6 e 7 de janeiro do ano que vem e serão aplicadas em três municípios do estado: Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí. Ao longo destes quatro dias os candidatos responderão questões das disciplinas de Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna; Língua Portuguesa e Redação; Biologia, Química e Geografia; e História e Matemática.
Quanto ao sistema de cotas, a universidade disponibilizará 40% das vagas de cada curso para cotistas sociais e raciais, tanto no vestibular quanto no Sisu. A divisão será feita entre candidatos com renda per capta abaixo de 1,5 salário mínimo e acima desta faixa, sendo que há reserva de vagas para pretos, pardos ou indígines dentro de cada um destes grupos.

Nenhum comentário: