NO INICIO DO BLOG

15 de maio de 2015

Cartão do Enem será digital

Cartão de Confirmação de Inscrição Enem 2015 Será Digital Enem



Ontem foram divulgadas oficialmente as datas das inscrições e também das provas do Enem 2015. Além dessas informações, muito esperadas pelos estudantes, o governo também anunciou algumas mudanças para esta edição do exame, incluindo o cartão de confirmação da inscrição.
Até o ano passado, o documento era enviado pelo correio para o endereço cadastrado pelos candidatos no ato da inscrição, cerca de 20 dias antes do final de semana do Enem, além de ficar disponível para impressão no sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
A partir de agora, no entanto, o Ministério da Educação (MEC) não fornecerá mais uma versão impressa do cartão de confirmação, que seria enviada via correio. Os candidatos terão acesso apenas ao arquivo digital, que deverá ser consultado pela internet, na página do Inep.
Cartão de Inscrição Digital do Enem. Reprodução: Inep.
Cartão de Inscrição Digital do Enem 2014. Reprodução: Inep.
Para que esta alteração fosse possível, algumas adaptações envolvendo o sistema de inscrições no Enem foram necessárias. Não será permitido, por exemplo, que um único endereço de e-mail seja cadastrado para inscrição de mais de um candidato. Além disso, também será preciso informar um telefone (fixo ou celular) válido.
O ministro da educação, Renato Janine Ribeiro, explicou que o principal fator que motivou a mudança é a necessidade de poupar o dinheiro público para ser melhor aproveitado. Ele acredita que, entre impressão e envio dos cartões, o MEC pode chegar a uma economia de aproximadamente R$ 20 milhões.
Sobre possíveis dificuldades para acesso ao documento virtual, o presidente do Inep Francisco Soares explicou que nas últimas edições a maioria dos inscritos já fazia a consulta online:
O número de pessoas que baixavam o cartão já era um número muito alto. A gente não está mudando muito a rotina. Frequentemente as pessoas utilizavam as duas, esperava chegar em casa e depois baixa.
Além de garantir a participação do estudante no exame, o cartão de confirmação traz o número de inscrição do candidato, a data, horário e o local de realização das provas. Também informa a opção de língua estrangeira escolhida e o tipo de atendimento especial, caso solicitado.

Nenhum comentário: