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10 de maio de 2015

Pontuação

Sinais de Pontuação
pontuaçaoo.jpg (1827 bytes)
Os sinais de pontuação são recursos gráficos próprios da linguagem escrita. Embora não consigam reproduzir toda a riqueza melódica da linguagem oral, eles estruturam os textos e procuram estabelecer as pausas e as entonações da fala. Basicamente, têm como finalidade:
    1) Assinalar as pausas e as inflexões de voz (entoação) na leitura;
    2) Separar palavras, expressões e orações que devem ser destacadas;
    3) Esclarecer o sentido da frase, afastando qualquer ambiguidade.
Veja a seguir os sinais de pontuação mais comuns, responsáveis por dar à escrita maior clareza e simplicidade.
Vírgula ( , )
A vírgula indica uma pausa pequena, deixando a voz em suspenso à espera da continuação do período. Geralmente é usada:
- Nas datas, para separar o nome da localidade.
    Por Exemplo:
      São Paulo, 25 de agosto de 2005.
- Após os advérbios "sim" ou "não", usados como resposta, no início da frase.
    Por Exemplo:
      – Você gostou do vestido?
      – Sim, eu adorei!
      – Pretende usá-lo hoje?
      – Não, no final de semana.
- Após a saudação em correspondência (social e comercial).
    Exemplos:
      Com muito amor,
      Respeitosamente
      ,
- Para separar termos de uma mesma função sintática.
    Por Exemplo:
      A casa tem três quartos, dois banheiros, três salas e um quintal.

    Obs.: a conjunção "e" substitui a vírgula entre o último e o penúltimo termo.
- Para destacar elementos intercalados, como:
    a) uma conjunção
      Por Exemplo:
        Estudamos bastante, logo, merecemos férias!
    b) um adjunto adverbial
      Por Exemplo:
        Estas crianças, com certezaserão aprovadas.

      Obs.: a rigor, não é necessário separar por vírgula o advérbio e a locução adverbial, principalmente quando de pequeno corpo, a não ser que a ênfase o exija.
    c) um vocativo
      Por Exemplo:
        Apressemo-nos, Lucas, pois não quero chegar atrasado.
    d) um aposto
    Por Exemplo:
      Juliana, a aluna destaque, passou no vestibular.

    e) Uma expressão explicativa (isto é, a saber, por exemplo, ou melhor, ou antes, etc.)
      Por Exemplo:
        O amor, isto éo mais forte e sublime dos sentimentos humanos, tem seu princípio em Deus.
- Para separar termos deslocados de sua posição normal na frase.
    Por Exemplo:
      O documento de identidade, você trouxe?
- Para separar elementos paralelos de um provérbio.
    Por Exemplo:
      Tal pai, tal filho.
- Para destacar os pleonasmos antecipados ao verbo.
    Por Exemplo:
      As flores, eu as recebi hoje.
- Para indicar a elipse de um termo.
    Por Exemplo:
      Daniel ficou alegre; eu, triste.
- Para isolar elementos repetidos.
    Exemplos:

      A casa, a casa está destruída.
      Estão todos cansados, cansados de dar dó!
- Para separar orações intercaladas.
    Por Exemplo:
      O importante, insistiam os paisera a segurança da escola.
- Para separar orações coordenadas assindéticas.
    Por Exemplo:
      O tempo não para no porto, não apita na curva, não espera ninguém.
- Para separar orações coordenadas adversativas, conclusivas, explicativas e algumas orações alternativas.
    Exemplos:
      Esforçou-se muito, porém não conseguiu o prêmio.
      Vá devagar, que o caminho é perigoso.
      Estuda muito, pois será recompensado.
      As pessoas ora dançavam, ora ouviam música.

ATENÇÃO

Embora a conjunção "e" seja aditiva, há três casos em que se usa a vírgula antes de sua ocorrência:
1) Quando as orações coordenadas tiverem sujeitos diferentes.
    Por Exemplo:
      O homem vendeu o carro, e a mulher protestou.

    Neste caso, "O homem" é sujeito de "vendeu", e "A mulher" é sujeito de "protestou". 
2) Quando a conjunção "e" vier repetida com a finalidade de dar ênfase (polissíndeto).
    Por Exemplo:
      E chora, e rie grita, pula de alegria.
3) Quando a conjunção "e" assumir valores distintos que não seja da adição (adversidade, consequência, por exemplo)
    Por Exemplo:
      Coitada! Estudou muitoe ainda assim não foi aprovada.
- Para separar orações subordinadas substantivas e adverbiais (quando estiverem antes da oração principal).
    Por Exemplo:
      Quem inventou a fofoca, todos queriam descobrir.
      Quando voltei, lembrei que precisava estudar para a prova.
- Para isolar as orações subordinadas adjetivas explicativas.
    Por Exemplo:
      A incrível professora, que ainda estava na faculdadedominava todo o conteúdo.

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