NO INICIO DO BLOG

14 de janeiro de 2016

Piauí leva uma das notas mil em redação do ENEM

Uma estudante do Piauí obteve a nota máxima na redação do Enem 2015. Valéria da Silva Alves, de 21 anos, foi uma dos 104 candidatos que tirou 1.000 em todo o país, segundo os dados apontados pelo Ministério da Educação (MEC). Este ano o tema proposto foi “a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.
A estudante afirmou que ficou muito feliz quando viu o tema da redação na prova. “Eu gostei muito. Estava esperando esse tema e já tinha estudado o assunto. Tinha feito redações em relação à mulheres, mas não abordando a questão da violência. Mas isto me ajudou muito”, disse Valéria Alves.
Na redação, a estudante disse que trabalhou três aspectos que, para ela, foram essenciais para obter a nota máxima. “Eu tenho bom domínio de gramatica e ortografia porque eu faço muitas leituras. Além disso, estruturei bem o texto, escrevi a redação como o Enem pede e tinha conhecimento sobre o assunto, então argumentei bastante”.
Dentre os pontos abordados por Valéria na dissertação, foram trabalhados a questão da criança que vive em um ambiente onde os pais sofrem com dependência de drogas e álcool, e como isso pode interferir na vida adulta; o fato dos movimentos feministas, que incitaram inúmeras discussões nas redes sociais; e a tradição na sociedade brasileira, onde há o machismo e a luta da mulher por representatividade.
A jovem relatou ainda que fazia em média duas redações por semana e estudava cerca de 5 horas por dia. Valéria Alves passou quatro anos afastada dos estudos e não concluiu o Ensino Médio. Ela frequentava um cursinho pré-vestibular e participou do Enem pela primeira vez. A estudante afirmou que com a nota vai concorrer ao curso de Medicina na UFPI e na Uespi.
Ontem, o MEC divulgou dados com o balanço do Enem 2015. De acordo com o Ministério da Educação, 104 candidatos obtiveram nota mil na redação e 53 mil pessoas tiraram nota zero. Mais de 1,9 milhão de participantes tiveram entre 501 e 600 pontos.
Valéria da Silva Alves, de 21 anos

Nenhum comentário: