Quanto mais você praticar, mais confiante estará na hora da prova. Lembre que a redação vale pontos importantes!

11 temas de redação 

1. Crise na política nacional

O ano foi marcado por uma das piores crises políticas da história do País. A população se manifestou nas ruas com os “panelaços” e as marchas anticorrupção. Diferentes categorias profissionais entraram em greves prolongadas e houve até pedidos formais de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

2. PEC da Maioridade Penal

Um dos temas mais importantes debatidos na Câmara dos Deputados foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos em casos de crimes hediondos.

3. PEC das Domésticas

Foi sancionada a lei que amplia os direitos dos empregados domésticos com itens como seguro-desemprego, salário-família, auxílio-creche e seguro contra acidentes de trabalho.

4. Fanatismo religioso

Os atentados promovidos por radicais islâmicos ao longo do ano, sobretudo em Paris, provocaram enorme tensão mundial. Destaque para os ataques à sede da revista Charlie Hebdo e para a série de atentados em novembro, que deixaram dezenas de mortos.

5. Surto migratório

O terrorismo provocado pelo Estado Islâmico e as instabilidades políticas causadas pelas guerras civis, especialmente na Síria, resultaram num surto migratório de muçulmanos para países da Europa.

6. Retomada das relações entre EUA e Cuba

A reaproximação entre Estados Unidos e Cuba foi assunto de destaque na política internacional. Os países anunciaram a retomada das relações diplomáticas depois de mais de cinco décadas de rompimento.

7. Crise hídrica

A região metropolitana de São Paulo vive sua maior crise hídrica desde 1930. A situação continua crítica no sistema Cantareira, cujo nível bateu sucessivos recordes negativos, exigindo a utilização inédita da reserva técnica (o volume morto).

8. Mobilidade urbana

O excesso de carros nas grandes cidades é uma questão que vem se agravando nas últimas décadas. Entre as principais causas, está a falta de planejamento urbano. No Brasil, entre junho e julho de 2015, foram contabilizados mais de 163 mil novos carros nas ruas, segundo o Denatran. É o equivalente a 5.441 novos veículos por dia no País.

9. Os 70 anos do ataque nuclear no Japão

Muitas regiões do mundo lembraram em agosto os 70 anos do ataque nuclear lançado sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, matando mais de 200 mil pessoas. O uso das bombas atômicas no fim da Segunda Guerra Mundial é considerado a maior catástrofe causada pelo homem na história da humanidade.

10. O poder da viralização

O fenômeno “efeito viral” nas redes sociais ganhou espaço em 2015. Ele é atribuído a conteúdos que acabam ganhando grande repercussão na internet, muitas vezes, inesperada. As mídias sociais e seu poder de viralização são a nova aposta do marketing digital.

11. Racismo no Brasil

A discriminação e o racismo em relação aos negros voltaram a estampar as manchetes dos jornais em 2015. Autores de comentários ofensivos na internet foram condenados por crime de injúria racial.

Os temas das dez últimas redações da Fuvest

Fizemos uma análise dos assuntos abordados nas redações dos últimos dez vestibulares da Fuvest para identificar os principais temas. Se você exercitar sua argumentação com base nas edições anteriores vai escrever sua redação com muito mais confiança, independentemente do tema proposto.
  • 2006: Trabalho
  • 2007: Amizade
  • 2008: Mundo virtual
  • 2009: Fronteira
  • 2010: Um mundo por imagens
  • 2011: Altruísmo
  • 2012: Política
  • 2013: Consumo
  • 2014: Idosos
  • 2015: Segregação Social

Como se preparar para a redação 


1 – Ligue o seu radar!

Quanto mais informações você tiver sobre o que acontece no Brasil e no mundo, mais preparado estará para sustentar suas ideias. Foque nos acontecimentos mais atuais. Leia tudo o que encontrar pela frente, principalmente jornais e revistas. Assistir a programas de notícias é outra dica.
É importante também diversificar suas fontes. Muitas vezes adquirimos conhecimentos preciosos em outros canais de comunicação. Um filme ou uma exposição pode garantir uma base fundamental para escrever sobre comportamento, por exemplo.

2 – Exercite seu poder de argumentação

Para escrever uma boa redação, você precisa ter informações suficientes que sustentem o conteúdo ou a argumentação do texto. Um ponto de vista consistente sobre determinado assunto, exposto de forma clara, às vezes é mais importante do que cumprir todas as regras gramaticais, segundo especialistas pratique sua capacidade de argumentação.

3 – Escreva, escreva, escreva

Escolha dois ou três temas por semana e escreva um texto sobre eles, com tempo cronometrado, como se estivesse fazendo a prova de verdade. Quanto mais exercícios você fizer, menor será sua ansiedade no dia do exame. A escrita evolui muito com a prática, assim como qualquer outra habilidade. Esta parte exige bastante dedicação, mas se você praticar verá que não tem mistério.