NO INICIO DO BLOG

20 de agosto de 2018

ENEM - ENCCEJA

Como a avaliação traz 4 áreas (com 30 questões cada) divididas em duas provas, sendo uma para quem busca a certificação do ensino fundamental e outra para quem quer o diploma do ensino médio, no total são 8 gabaritos. Cada gabarito mostra as 30 alternativas corretas para os itens de cada área e tipo de certificação.

Abaixo disponibilizamos os arquivos no formato .PDF para serem baixados gratuitamente, lembrando que foram retirados do Portal oficial do Inep na internet. Basta clicar naquele link referente a prova para iniciar automaticamente o download.

Gabarito Encceja 2018 Ensino Fundamental

Gabarito Encceja 2018 Ensino Médio

As provas do Encceja 2018 Nacional foram aplicadas em data única, no dia 5 de agosto de 2018, nos períodos da manhã e tarde. Ao todo mais de 1.6 milhão de pessoas se inscreveram para o exame, sendo 356.326 para o certificado do ensino fundamental e 1.339.282 a procura da conclusão do ensino médio.

Resultado Ainda Não Tem Data de Divulgação Definida

Com o gabarito em mãos os candidatos conseguem apenas saber a quantidade de questões que acertaram e erraram no Encceja, no entanto não conseguem saber sua nota exata, uma vez que esta é atribuída conforme a Teoria da Resposta ao Item (TRI), assim como ocorre no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.
O resultado sairá na internet, em data ainda não definida, de acordo com o Edital que esclarece as regras:
Os PARTICIPANTES poderão acessar os resultados individuais na página do participante (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja), mediante inserção do número de CPF e senha.
Para obter o direito a certificação o candidato deve atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. Também é possível solicitar a declaração parcial de proficiência junto as secretarias estaduais de educação ou aos institutos federais de ciência, educação e tecnologia. Saiba mais aqui.
Gabarito do Encceja 2018 (Oficial) Disponível Para Download .

25 possíveis temas que podem cair na sua redação do Enem

Não, o tema não é exatamente religioso, embora esses termos sejam presentes no universo católico. Vamos abordar apenas a questão gramatical, passando pela questão toponímica. (Em tempo: Toponímia é a disciplina que estuda as denominações de lugares. Há na USP – Universidade de São Paulo – uma cadeira com esse objeto de estudo, na faculdade de Letras, e é uma área de estudo interdisciplinar, que engloba Tupi, Filologia, Geografia entre outras disciplinas).
O termo ‘são’ é uma forma contraída de ‘santo’. Mas o que determina a escolha de ‘são’ ou ‘santo’ é uma regra de adaptação morfofonêmica, isto é, relacionada à produção sonora, à pronúncia da sequência de sons contidas nesses termos. É uma tendência da língua portuguesa evitar a produção de um hiato pela articulação do ditongo (de “são”) e a vogal do nome seguinte. O padrão, portanto, é usarmos são antes dos nomes que iniciam por uma consoante e santo antes de nomes começados por vogal ou por H, já que essa consoante é muda no início de palavras: São Paulo, Santo André, São Roque, Santo Henrique.
Entretanto há exceções (estamos falando de língua portuguesa… sempre há alguma exceção hehe). Existem alguns casos que fogem desse padrão, como Tomás de Aquino, talvez o caso mais significativo. Encontramos, nos textos de Padre Vieira, a construção “Santo Tomás“, no entanto, a partir do séc. XVIII o padrão vai se firmando, e atualmente é nítida a preferência por “São Tomás“. Outros ainda que seguem essa exceção são Santo Tirso e São Estevão.
São Tomás de Aquino, exceção a regra de uso de são e santo na língua portuguesa.
Já no feminino, não encontramos o mesmo problema, uma vez que só há o termo ‘santa’. Assim, teremos Santa Adelaide ou Santa Maria, independentemente da letra inicial do nome. E há ainda o caso de Santa Ana, que, pela contração das duas letras ‘a’, acabou transformando-se em Santana, termo que nomeia uma série de famílias, um bairro na cidade de São Paulo e uma cidade na Grande São Paulo.
Por uma questão de colonização, é frequente a denominação de localidades com nomes dos santos católicos, já que Portugal tem uma forte ligação com a Igreja desde seu estabelecimento como nação. Sendo assim topamos com estados (São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo) ou cidades (São Roque, São Paulo, Santo Antônio do Pinhal, São Joaquim da Barra – só para ficar no estado de SP) em que as denominações religiosas estão presentes.
Há também, ao longo de nosso território, outro tanto de denominações de origem indígena que foram mantidas, já que os índios sempre foram notórios observadores das características naturais e usavam essas informações para denominar os lugares pelos quais passavam ou onde se estabeleciam (em 2015, uma questão do Enem abordava exatamente esse aspecto da cultura indígena, a questão 126 da prova amarela). Veja neste artigo a influência do Tupi no nosso idioma.
E, não menos importantes, há aquelas localidades que apresentam combinações de nomes religiosos com termos indígenas, como Pirapora do Bom Jesus (ou Bom Jesus de Pirapora) e Santana do Parnaíba entre tantos outros.

Nenhum comentário: