NO INICIO DO BLOG

11 de agosto de 2018

EXERCÍCIOS SOBRE SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS

Diga se as frases estão certas ou erradas: 

Em "O importante é que todos estejam aqui bem cedo" e "É importante que todos estejam aqui bem cedo", as orações destacadas funcionam como subordinadas substantivas subjetivas.
 Certa
Errada

Em "Todos nos pediram que trouxéssemos as crianças também", a oração destacada classifica-se como subordinada substantiva objetiva direta.
 Certa
Errada 

Das frases "Ele falou: eu o odeio"; "Não preciso de você: sei viver sozinho"; "Sabendo que havia um grande estoque de roupas na loja, quis ir vê-las: era doida por vestidos novos"; "Fez três tentativas, aliás, quatro. Nada conseguiu" e "Havia apenas um meio de salvá-la: falar a verdade" há somente uma oração subordinada substantiva apositiva.
 Certa
Errada 

Em "Nunca me esqueci de que você me traíra" e "Tenho aversão a que me critiquem", a primeira oração destacada denomina-se subordinada substantiva objetiva indireta, e a segunda, completiva nominal.
 Certa
Errada 

Dos períodos "A grande falha da República é suprimir a corte, mantendo os cortesãos" e "É preciso que o autor receba com igual modéstia os elogios e as críticas que fazem de suas obras", ambas as frases destacadas são subordinadas substantivas.
 Certa
Errada 

Em "O orador encareceu a necessidade de sermos amantes da paz", a oração destacada é subordinada substantiva objetiva indireta.
 Certa
Errada 

Em "O maior dos mandamentos é este: amar o próximo", a oração em destaque classifica-se como substantiva apositiva.
 Certa
Errada 

Em "O homem que não comete erros geralmente nada faz", a oração em destaque classifica-se como subordinada substantiva predicativa.
 Certa
Errada 

A oração subordinada substantiva subjetiva e a subordinada substantiva predicativa só existem em estruturas oracionais com verbos de ligação.
 Certa
Errada 

A oração subordinada substantiva objetiva indireta e a subordinada substantiva completiva nominal são sempre iniciadas por preposição.
 Certa
Errada

Nenhum comentário: