NO INICIO DO BLOG

18 de agosto de 2010

Redação classificada concurso ZH

Palmas para a lei contra as palmadas
No caso O Conto da vara de Machado de Assis, reflete a respeito das agressões com as quais as crianças do século 19 sofriam: na narrativa, uma pequena aluna recebe varadas da professora por não ter finalizado uma costura a tempo. Nos dias de hoje, embora bem mais ameno, o castigo físico ainda é visto por muitos como uma forma de impor limites às crianças.. Contudo, felizmente, neste ano foi proposta uma lei que , enfim visa a proibir as palmadas pedagógicas.
Na verdade, jamais se pode afirmar que uma palmada é pedagógica. O termo "pedagogia", além de designar uma área do conhecimento, muita vezes conota paciência e calma, como quando se afirma que "é preciso ter pedagogia". E será que um pai ou uma mãe que agride seus filhos apresenta essas qualidades? Com certeza não. Portanto, é urgente que se aprove a lei contra a palmada, já que esta em vez de educativa, é uma forma de4 violência qualificada, não há chance de defesa da vítima.
Apesar disso, muitos pais e, surpreendentemente, alguns profissionais da Educação alegam que o estado não tem direito de interferir em um assunto tão pessoal como a criação dos filhos. Porém, isso é bastante incoerente, uma vez que absolutamente todas as decisões de um cidadão, sejam elas profissionais, sociais, entre outras, estão submetidas a limites impostos pela Constituição.Assim, é preciso, de fato, aprovar a lei que proibe a palmada, tendo em vista que ela sofre somente críticas infundadas.
Desse modo, caso essa emenda seja aprovada, é indispensável que os governos das três esferas do poder busquem metas para a sua efetivação. Para tanto, serão necessárias, principalmente, campanhas que conscientizem a população da importância de se evitar e, em especial, denunciar os casos de agressão a menores. Somente assim será possível tornar ultrapassadas a realidade que Machado de Assis retratou em O Caso da Vara.

Nenhum comentário: