NO INICIO DO BLOG

18 de agosto de 2010

Redações classificadas concurso ZH

Na medida certa
Educar é uma tarefa extremamente complexa que exige postura firme e requer a utilização de diferentes métodos de ensino entre eles , a palmada. Desde que haja discernimento ao aplicá-la, tal prática se apresenta como uma maneira eficaz de determinar os limites a uma criança.
A formação do caráter de um indivíduo ocorre durante a infância. e a imposição de regras pelos pais é um fator fundamental nesse processo. Em inúmeros casos tais regras não são facilmente assimiladas pela criança quando impostas verbalmente. Nesse contexto, a palmada surge como uma alternativa a ser utilizada pelos pais, representando uma maneira de punição que induzirá a criança a enxergar e compreender seu erro, bem como evitar que o deslize comportamental se repita em outro momento.
Todavia, é imprescindível ressaltar a importância do bom senso paternal no ato de aplicar uma palmada. Ela é um recurso que auxilia na educação, embora também tenha seus próprios limites. O que leva a criança a refletir sobre a prática de atitudes indevidas e a mudar seu comportamento é a situação em que recebe a palmada, e não a brutalidade com que foi concebida. O objetivo é que a dor provocada pela punição seja muito mais intensa na consciência do que no corpo propriamente dito.
Em uma sociedade na qual cada vez mais se necessita de indivíduos dotados de boa índole, a palmada é um recurso que, quando aplicado moderada e coerentemente, contribui na consolidação de condutas éticas, regidas, sobretudo, pelo respeito aos limites.
Isso é indispensável não apenas ao convívio familiar, mas também a todo e qualquer relacionamento ou ambiente frequentado pelo futura adulto.

Nenhum comentário: