Tema: relevância da criatividade na vida profissional
Criatividade: óculos de Kant
O filósofo Immanuel Kant, com o intuito de justificar diferentes pontos de vista, defende que "veem o mundo vermelho aqueles que usam óculos vermelhos". A criatividade, nesse contexto, é tida como os "óculos" que devem destacar produtos por meio da publicidade, bem como criticar pessoas ou entidades usando o humor inteligente. Indubitavelmente, uma propaganda com um criativo jogo de ideias dispensa – e até supera – palavras e frases de efeito.
Clarice Lispector, utilizando-se do existencialismo sartreano, afirma que "o mundo já está definido; resta-nos seguir os caminhos já sugeridos". Ela pressupõe, dessa forma, que não há mais nada para ser inventado. Já que o cérebro humano é adepto à neofilia -gosto pelo novo-, o constante desafio dos atuais publicitários é contrariar as palavras da escritora. Tem-se acesso a cada vez mais notícias, livros, filmes e revistas, e esse excedente faz com que nem toda a informação seja relevante para a mente humana. É preciso selecionar antes de comprar, ler, assistir. Para ser escolhido, por conseguinte, um produto deve ter uma propaganda diferencial e chamativa.
Da mesma forma, a criatividade tem presença em críticas. Durante a Ditadura Militar no Brasil, caso alguém desejasse fazer uma denúncia, ela deveria ser sutil, feita em entrelinhas, em códigos, sem xingamentos diretos. Afinal, a tira do brasileiro "chutado", expulso do país, contendo os dizeres "Brasil, ame-o ou deixe-o" dispensava explicações em um período em que a liberdade de expressão era quase inexistente. Hoje, mesmo com esse direito, chargistas e cronistas devem respeitar um limite ético ao compor seus trabalhos. Nesse caso, a criatividade é fundamental para interligar a crítica e o humor: este deve estar presente para que aquela não seja ofensiva; aquela, todavia, deve ser o principal, transmitindo ao leitor o problema que, de fato, está em foco.
Considerando as ideias de Kant, a criatividade como "óculos" que direciona o interesse das pessoas é decisiva para o sucesso profissional e para a transmissão de informações importantes. De acordo com Darwin, se há pouco espaço e muitos seres, haverá competição e somente os mais aptos sobreviverão -seleção natural-. Analogamente, com o excesso de informações do mundo contemporâneo, a criatividade é a "aptidão" de que as informações precisam para que tenham a devida relevância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário