NO INICIO DO BLOG

10 de janeiro de 2014

Verbo vir conjugação

Conjugação do Verbo Vir

Morfologia do Verbo Vir: irregular.
Semântica do Verbo Vir: verbo intransitivo.

Conjugação de todos os tempos e modos do verbo vir:

Indicativo do verbo vir

Presente do Indicativo
eu venho
tu vens
ele vem
nós vimos
vós vindes
eles vêm
Pretérito Perfeito do Indicativo
eu vim
tu vieste
ele veio
nós viemos
vós viestes
eles vieram
Pretérito Imperfeito do Indicativo
eu vinha
tu vinhas
ele vinha
nós vínhamos
vós vínheis
eles vinham
Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo
eu viera
tu vieras
ele viera
nós viéramos
vós viéreis
eles vieram
Futuro do Presente do Indicativo
eu virei
tu virás
ele virá
nós viremos
vós vireis
eles virão
Futuro do Pretérito do Indicativo
eu viria
tu virias
ele viria
nós viríamos
vós viríeis
eles viriam

Gerúndio do verbo vir

vindo

Subjuntivo do verbo vir

Presente do Subjuntivo
que eu venha
que tu venham
que ele venha
que nós venhamos
que vós venhais
que eles venham
Pretérito Imperfeito do Subjuntivo
se eu viesse
se tu viesses
se ele viesse
se nós viéssemos
se vós viésseis
se eles viessem
Futuro do Subjuntivo
quando eu vier
quando tu vieres
quando ele vier
quando nós viermos
quando vós vierdes
quando eles vierem

Imperativo do verbo vir

Imperativo Afirmativo
--
vem tu
venha ele
venhamos nós
vinde vós
venham eles
Imperativo Negativo
--
não venhas tu
não venha ele
não venhamos nós
não venhais vós
não venham eles

Infinitivo do verbo vir

Infinitivo Pessoal
por vir eu
por vires tu
por vir ele
por virmos nós
por virdes vós
por virem eles
Infinitivo Impessoal
vir

Particípio Passado do verbo vir

vindo

Nenhum comentário: