NO INICIO DO BLOG

14 de janeiro de 2018

EXEMPLOS DE ALGUMAS QUESTÕES DO ENEM

Questão Exemplo de Geografia


Questão 07 
Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o Sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr do sol.
SAINT-EXUPÉRY, A. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1996.
A diferença espacial citada é causada por qual característica física da Terra?
a) Achatamento de suas regiões polares.
b) Movimento em torno de seu próprio eixo.
c) Arredondamento de sua forma geométrica.
d) Variação periódica de sua distância do Sol.
e) Inclinação em relação ao seu plano de órbita.

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
Alternativa B
Pergunta clássica sobre fusos horários e movimentos da Terra tratada de forma muito sutil e inovadora através de um excerto extraído do livro O Pequeno Príncipe. As alternativas distratoras apresentam argumentos que distanciam muito a relação entre o texto e a resposta correta, sendo possível o aprofundamento na alternativa B (“movimento em torno de seu próprio eixo”).
O movimento da Terra em questão é a ROTAÇÃO, sendo esterealizado em torno do próprio eixo do planeta, em sentido horário (de leste para oeste), durando cerca de 24 horas para completar uma volta inteira (360 graus). Vale destacar que se dividirmos 360 graus por 24 horas, a cada 1 hora o planeta rotaciona 15 graus. As coordenadas geográficas que tratam dos fusos horários são as LONGITUDE (ou MERIDIANOS), dividida entre 180 graus para leste (east em inglês) e 180 graus para oeste (west em inglês), sendo que cada intervalo entre longitudes representa 1 hora no sistema de fusos horários internacionais, ou ainda 15 graus de rotação. A base de cálculo de fusos horários das longitudes é o Meridiano de Greenwich (ou Prime Meridian em inglês), também chamado de “fuso zero” ou GMT (Greenwich Mean Time), sendo que qualquer localização à LESTE deste meridiano possui horas a mais do que as localizadas à OESTE.
meridianos
Finalmente, contextualizando o excerto da questão, a França, que está à leste dos Estados Unidos da América (EUA), apresenta horas a mais, ou seja, seu fuso horário é adiantado em relação ao outro país em razão da Terra se movimentar em sentido horário, recebendo energia solar a França antes dos EUA, o que significa que amanhece antes em território francês, ou JÁ É NOITE LÁ enquanto nos EUA AINDA É DIA.

Questão Exemplo de Biologia


Questão 84 
Na década de 1940, na Região Centro-Oeste, produtores rurais, cujos bois, porcos, aves e cabras estavam morrendo por uma peste desconhecida, fizeram uma promessa, que consistiu em não comer carne e derivados até que a peste fosse debelada. Assim, durante três meses, arroz, feijão, verduras e legumes formaram o prato principal desses produtores.
O Hoje, 15 out. 2011 (adaptado).
Para suprir o déficit nutricional a que os produtores rurais se submeteram durante o período da promessa, foi importante eles terem consumido alimentos ricos em
a) vitaminas A e E.
b) frutose e sacarose.
c) aminoácidos naturais.
d) aminoácidos essenciais.
e) ácidos graxos saturados.

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
Alternativa D
Os alimentos que ingerimos em nossa dieta são extremamente importantes para mantermos nossa saúde e bem-estar. Cada alimento é composto de macronutrientes (proteínas, lipídios e carboidratos) e micronutrientes (vitaminas e minerais).
Os carboidratos são popularmente conhecidos como açúcares e são a fonte primária de energia para nosso organismo. Os carboidratos são muito abundantes na natureza, e a glicose é o monossacarídeo mais importante para a obtenção de energia. Massas, pães, cereais, batata, etc são alimentos ricos em carboidratos.
Os lipídios são chamados também de gorduras. São a 2a maior fonte de energia obtida pela alimentação. Diferem dos carboidratos, entre outras características, em relação à sua solubilidade em água, sendo insolúveis em soluções aquosas. Apresentam 3 funções principais nos organismos: 1. Fornecimento de energia; 2. Composição das biomembranas; 3. Atuar como isolante térmico.
As proteínas são macromoléculas formadas por aminoácidos. As principais fontes de proteínas são as carnes, leite e ovos. Existem 20 aminoácidos que podem ser combinados para formar as proteínas, porém apenas 12 desses aminoácidos são produzidos pelos animais, estes são chamados de aminoácidos naturais. Os outros 8 aminoácidos, que não podemos sintetizar, precisam ser ingeridos na alimentação, e por isso são chamados aminoácidos essenciais.
Desse modo, a dieta adotada pelos produtores rurais, com a exclusão da ingestão de carnes, levou a um déficit de ingestão de proteínas. Desse modo, foi importante que eles consumissem alimentos ricos em aminoácidos essenciais, não produzidos por nosso organismo.

Questão Exemplo de Matemática


Questão 175 
Diariamente, uma residência consome 20160 Wh. Essa residência possui 100 células solares retangulares (dispositivos capazes de converter a luz solar em energia elétrica) de dimensões 6 cm x 8 cm. Cada uma das tais células produz, ao longo do dia, 24 Wh por centímetro de diagonal. O proprietário dessa residência quer produzir, por dia, exatamente a mesma quantidade de energia que sua casa consome.
Qual deve ser a ação desse proprietário para que ele atinja o seu objetivo?
a) Retirar 16 células.
b) Retirar 40 células.
c) Acrescentar 5 células.
d) Acrescentar 20 células.
e) Acrescentar 40 células.

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
Alternativa A
Para resolver esta questão, vamos seguir a seguinte estratégia:
1° passo: calcular a medida da diagonal da célula solar;
2° passo: calcular quanto de energia elétrica cada célula produz;
3° passo: calcular quanto de energia elétrica as 100 células produzem;
4° passo: calcular o excesso ou a falta de células;

1. a célula solar possui um formato retangular. Portanto, a diagonal forma com os seus lados um triângulo retângulo, de onde podemos calcular sua medida através do Teorema de Pitágoras, conforme a figura abaixo:
matemática_enem

2. cada centímetro da diagonal, a célula produz 24 Wh. Então, a energia produzida por uma única célula é: 10 . 24 = 240 Wh

3. se cada célula produz 240 Wh, então as 100 células que a residência possui produzem: 100 . 240 = 24 000 Wh

4. a residência consome apenas 20 160 Wh, ou seja, as 100 células produzem mais energia do que o necessário e por este motivo o proprietário deve retirar células. Sendo assim, vamos calcular quantas células podem ser retiradas para que a produção de energia seja igual ao consumo:

24 000 – 20 160= 3 840 Wh ∴ 3 840 ÷ 240 = 16 Células

Comentário: Uma estratégia interessante para resolver questões como essa é desenvolver o raciocínio de trás para frente. Em outras palavras, uma vez entendido o que se quer e o que se tem, realiza-se o caminho do fim para o começo. As medidas do triângulo retângulo podem facilitar a velocidade do cálculo da diagonal, uma vez que elas são o dobro do conhecido triângulo 3, 4 e 5.
Conteúdo envolvido: Teorema de Pitágoras e as quatro operações básicas.

Nenhum comentário: