NO INICIO DO BLOG

23 de fevereiro de 2018

2018


A avaliação tem se concretizado com as seguintes atividades:


- Provas escritas
- Avaliações orais - seminários e declamação de poesia
- Produção de textos: narrativos, dissertativos e poéticos
- Diagnóstico para retomada dos conteúdos não apreendidos
- Avaliação das leituras das obras literárias em seminários (individual e em grupo), trabalhos e provas
escritas. Dramatizações, resenhas, reescritas, literatura comparada etc.

Conteúdos

 
Conteúdos por série/ano

1º Ano
1º Semestre

I - Leitura e Interpretação
- Crônicas; Poesias
II - Análise da Língua
- Pontuação; Paragrafação; Ortografia; Verbo HAVER; Linguagem: conceito e origem; tempos verbais.
- Funções da linguagem ( emotiva, expressiva, referencial, metalingüística, poética e apelativa).
III - Análise Literária
- Gêneros Literários (narrativo, lírico e dramático); Literatura Informativa e dos Jesuítas
- Barroco e Arcadismo no Brasil
IV- Produção de Textos
- Gênero: tipos que contemplem a estrutura e a diferença.
- Tipos de enunciados narrativos e descrittivos ( contos e crônicas).
Produção de Textos Informativos e Poéticos.
V- Apêndices
Sugestão de Filmes:
A Invenção do Brasil:( O Caramuru); Brasil Século XVI ; Em Nome de Deus.


2º Semestre
I - Leitura e Interpretação
- Textos Narrativos e Informativos; Textos Poéticos
II - Análise da Língua
- Estrutura de Palavras; Formação de Palavras;Estrangeirismos
III - Análise Literária
- Versificação; Figuras de Linguagem, Poesia e Prosa Medieval
- Literatura Portuguesa (do Renascimento ao Romantismo)
IV- Produção de Textos
- Textos Narrativos, Descritivos e Informativos
V- Apêndices.

Sugestão de Filmes:
Giordano Bruno ( Giuliano Montaldo). A conquista do Paraíso (Ridley Scott). Cristóvão Colombo ( Alberto Lattuada). A Missão ( Roland Joffé). A Rainha Margot ( Patrice Chereau). 


2º ANO 
1º SEMESTRE

I - Leitura e Interpretação
- Textos Narrativos: ( crônicas e contos); Textos poéticos; Textos Jornalísticos.
II - Análise da Língua
- Revisão: Ortografia e Acentuação; O léxico da língua: processo de formação de palavras.( derivação e composição); CLASSE DE PALAVRAS: Substantivo, Adjetivo, Artigo, Numeral, Pronomes, Verbos, Adverbios.
III - Análise Literária
História da Literatura Brasileira: Século XIX: Poesia e Prosa no ROMANTISMO; Características, Obras e Autores. Romantismo em Portugal
IV- Produção de Textos
- Texto Narrativo: Elementos da Narração (narrador, personagens, enredo, espaço, tempo, diálogo);
- Resumo;
- Produção de Textos poéticos.
V- Apêndices

Sugestão de Filmes:
Inocência, de Walter Lima; Amistad, de Steven Spielberg; O múltiplo, de José de Alencar. Romeu e Julieta (o filme), O Carteiro e o Poeta (o filme).


2º Semestre
I - Leitura e Interpretação
- Textos Informativos: reportagem; Narrativas longas: Sinopses, Resumos e Resenhas
II - Análise da Língua
- CLASSE DE PALAVRAS: Preposição, Conjunção e Interjeição.
III - Análise Literária
- Realismo, Nturalismo, Parnasianismo e Simbolismo.
IV- Produção de Textos
- Produção de textos informativos, reportagens; Produção de textos dissertativos; Resumos, resenhas, sinopses.
V- Apêndices.

Sugestão de Filmes:
Sonhos- Akira Kurosawa. Reds- Warren Beaty e Tempos Modernos, Charles Chaplin; Memórias Postumas de Brás Cubas; Germinal.


3º ANO
1º Semestre

I - Leitura e Interpretação
- Interpretação de textos;
II - Análise da Língua
-Revisão: Acentuação e Pontuação; SINTAXE: Frase, Oração e Período; Sujeito e Predicado; Períodos Simples e Compostos;
III - Análise Literária
- Revisão: Do Romantismo ao Simbolismo; Pré-Modernismo; Vanguardas Européias;Semana de Arte Moderna; Primeira Geração Modernista; Obras Literárias: lista oficial da UFPR (leitura e análise)
IV- Produção de Textos
- Gêneros Discursivos (Informativos, Persuasivos e Lúdicos); Dissertação (esquema, estrutura e elementos); Paráfrase (reprodução, resumo, discurso direto x indireto, linguagem coloquial x culta).
V- Apêndices

Sugestão de Filmes:
Triste fim de Policarpo Quaresma, herói do Brasil, de Paulo Thiago; Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade; Paixão e guerra no sertão de Canudos, de Antonio Olavo; Amazônia em Chamas. Documentário. 
2ºSemestre

I - Leitura e Interpretação
- interpretação de textos;
II - Análise da Língua
- Reestruturação: Colocação Pronominal; Elementos Coesivos; Concordância Verbal e Nominal; Regência Nominal e Verbal; Crase.
III - Análise Literária
Segunda fase Modernista: prosa; Terceira fase Modernista (Pós-Modernismo.);Obras Literárias: UFPR
(leitura e análise)
IV- Produção de Textos
- Dissertação __ Coesão e Coerência; Intertextualidade ;  Transposição de Linguagens (interpretação de textos figurativos: gráficos, tabelas e mapas, linguagem não- verbal x verbal de charges e tiras, artística x científica);
V- Apêndices.
.

Sugestão de filmes:
A hora da Estrela, de Suzana Amaral; Morte e vida Severina, de Walter Avancini Lamarca, de Sérgio Rezende; O que é isso Companheiro?, de Bruno Barreto; As meninas, de Emiliano Pereira; Central do Brasil, de Walter Salles; O pagador de Promessas, de Anselmo Duarte.
 
 
 

Metodologia

 
O trabalho é desenvolvido a partir das seguintes metodologias:
- Discussão em classe a partir dos conteúdos;
- Debates em grupo;
- Leituras e trabalho em grupo;
- Aulas expositivas e expositivo-dialogadas;
- Trabalhos individuais e apresentação de seminários;
- Contextualização dos conteúdos trabalhados;
- Leituras de textos críticos sobre a realidade social - análise e interpretação; leitura crítica da realidade sócio-histórica para produção de textos dissertativos.
- Atividades no Laborátorio de Informática;
- Oficinas de Literatura: Obras Literárias solicitadas 
 
 

Projetos

Sedução da Linguagem Poética

Concurso de Declamação
Varal de Poesia – poema de autoria e leitura plástica;
- Publicação de livro de poemas dos/as alunos/as autores/as.
 - Conhecendo o Brasil - terceiro ano
- Conhecendo o Rio Grande do Sul segundos anos

Leitura/Literatura

- Apoio à sala de aula 
 

Proposta Curricular da disciplina de Língua Portuguesa

 


Pressupostos teórico-metodológicos

O ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira leva em consideração o fato de que a democratização desse saber só se realiza quando os/as alunos/as são capazes de interagir com o texto escrito e oral em seus diversos níveis de complexidade. Quando são capazes de ler nas linhas e entrelinhas, de captar as subjetividades presentes nos textos, perceber o ponto de vista e a presença da ideologia e da intencionalidade do/a autor/a. Compreender que uma vez que pode "estar sujeita às circunstâncias do momento, às instabilidades psicológicas, às flutuações de sentido, a língua em grande medida é opaca, não é transparente. Isso faz da prática da interpretação uma atividade fundamental da vida humana, da interação social". Ensinar Língua Portuguesa para os falantes dessa língua, numa perspectiva sócio-interacionista, exige abordar as variações linguísticas que caracterizam a linguagem na manifestação verbal dos diferentes grupos sociais dos falantes. Realizado dessa forma, possibilita a organização estrutural da linguagem verbal sem que a gramática normativa seja o centro das atividades de ensino-aprendizagem.

Objetivos gerais da disciplina

· Garantir ao/à aluno/a do Ensino Médio um domínio ainda maior das práticas sócio verbais, com uma elaboração condizente com seu nível de ensino;
· Capacitar cada vez mais o/a aluno/a a perceber nos diferentes textos as diferentes visões de mundo bem como os interesses que eles carregam, ou seja, a não neutralidade de todo texto;
· Trabalhar no ensino de Língua Portuguesa referindo o caráter social da língua que se realiza na interação verbal e social dos/as interlocutores/as;
· Compreender as variações da linguagem como fenômeno social e refletir as diferentes formas de manifestação do preconceito linguístico como uma forma de preconceito social em que, segundo BAGNO, "a noção de erro varia e flutua de acordo com quem usa e contra quem";
· Desenvolver as atividades de produção e compreensão de textos como extensão da tarefa de leitura e compreensão do mundo em que vivemos, com a consequente produção de reflexões sobre o mundo vivido em textos crítico-reflexivos.
· Desenvolver, despertar, incentivar, promover no/a aluno/a o prazer da leitura das obras literárias como produtos da experiência da humanidade, como relatos do nosso processo civilizatório tanto quanto nosso cotidiano. A leitura das obras de ficção deverá levar o/a aluno a compreender que estes são relatos da vida e que a história de todos e de cada um estão ali expressas. 

Nenhum comentário: