NO INICIO DO BLOG

9 de fevereiro de 2018

REDAÇÃO DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA


Este ano, voltaremos às raízes  sobre a redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e teremos textos que são verdadeiras aulas de produção textual. Por isso, para começar, definimos e explicamos o que é uma dissertação-argumentativa, o gênero exigido no Enem e na maioria dos vestibulares brasileiros. Vamos lá?!
A dissertação-argumentativa é um gênero opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião é fundamentada com explicações e argumentos, para formar a opinião do leitor, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta.
É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese (uma opinião) e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la. Uma dissertação difere de uma dissertação-argumentativa por não precisar demonstrar a verdade de uma ideia ou tese, mas apenas de expô-la.
O objetivo da dissertação-argumentativa é, em última análise, convencer leitor mediante a apresentação de razões, em face da evidência de provas e à luz de um raciocínio coerente.
O texto atenderá às exigências de elaboração de um texto dissertativo-argumentativo se combinar dois princípios de estruturação:
  1. Apresentar uma tese, desenvolver justificativas para comprovar essa tese e uma conclusão que dê um fecho à discussão elaborada no texto, compondo o processo argumentativo;
  2. Utilizar estratégias argumentativas para expor o problema discutido no texto e detalhar os argumentos utilizados, sendo isso o exigido na quinta competência da grade de correção do Enem, isto é, a proposta de intervenção social.
Os recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de modo a convencer o leitor, são as chamadas estratégias argumentativas, que são as seguintes:
  • exemplos;
  • dados estatísticos;
  • pesquisas;
  • fatos comprováveis;
  • citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto;
  • alusões históricas; e
  • comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.

Como desenvolver uma tese?

  1. Você pode iniciar o desenvolvimento da tese transformando o tema em uma pergunta.
  2. A seguir, responda esta pergunta da maneira mais simples e clara possível, concordando ou discordando ou, ainda, concordando em parte e discordando em parte; esta resposta será seu ponto de vista.
  3. Pergunte a si mesmo o porquê da sua resposta buscando uma justificativa para ela em uma causa, um motivo, uma razão etc.: essa justificativa será seu principal argumento.
  4. Em seguida, reflita sobre os motivos que o levaram ao argumento principal, pois eles o ajudarão a fundamentar a sua posição: eles são seus argumentos auxiliares. Através das estratégias argumentativas mencionadas anteriormente, você desenvolverá seus argumentos.
  5. A partir dessa reflexão você poderá iniciar o rascunho do seu texto, planejando-o. A sugestão proposta a partir do passo a passo acima é:
    1. Interrogue o tema;
    2. Responda com a opinião;
    3. Justifique com o argumento principal;
    4. Fundamente-o com os argumentos auxiliares;
    5. Apresente as estratégias argumentativas;
    6. Apresente a proposta de intervenção social e conclua.
A principal orientação é não ficar “em cima do muro”, isto é, não assumir uma postura opinativa. Para tanto, planejamento e organização são fundamentais.

Nenhum comentário: