NO INICIO DO BLOG

23 de fevereiro de 2018

CONCLUSÃO


Nos artigos anteriores, nós escrevemos três parágrafos: um parágrafo de introdução (veja aqui) e dois de desenvolvimento (veja aqui). Agora, precisamos escrever o último parágrafo da dissertação, que é a conclusão.

A função básica do parágrafo conclusivo é reafirmar o que foi dito ao longo da redação, ou seja: no parágrafo de conclusão, nós reafirmamos a tese (que é a ideia principal da redação). 

Claro que a questão do parágrafo de conclusão depende do tipo de concurso que você está fazendo. No Enem, por exemplo, nós precisamos problematizar o tema ao longo da redação e fazer uma proposta de solução no parágrafo de conclusão. Em outros vestibulares isso não é necessário e, nesses casos, há várias estratégias para fazermos a conclusão. Uma delas é trabalhar com definições, conceitos e características, como por exemplo:

Assim como todos os avanços tecnológicos, a internet pode trazer benefícios ou malefícios à sociedade e isso dependerá dos propósitos de quem a usaIndependente desse fato, é inegável dizer que a internet está presente no cotidiano das pessoas e faz parte da cultura moderna.

A expressão em azul faz a retomada de tudo o que foi exposto na redação (reafirmação da tese). A parte em vermelho segue a estratégia de se trabalhar com definições, conceitos ou características, já que expressamos as características da internet (está presente no cotidiano das pessoas e faz parte da cultura moderna).

Também podemos usar a estratégia da projeção, trabalhando com perspectivas e projeções para um futuro próximo:

Assim como todos os avanços tecnológicos, a internet pode trazer benefícios ou malefícios à sociedade e isso dependerá dos propósitos de quem a usaIndependente desse fato, é inegável dizer que a internet continuará presente no cotidiano das pessoas, influenciando a sociedade e moldando as características de nossa cultura.

Independente da estratégia que usarmos, devemos sempre reafirmar o que foi dito ao longo do texto sem acrescentar ou desenvolver novos argumentos. Se acrescentarmos algum argumento, o parágrafo de conclusão poderá se transformar num novo parágrafo de desenvolvimento, ou seja: a sua redação ficará sem conclusão (ela acabará "do nada", sem ter um fechamento decente). 

Nenhum comentário: