NO INICIO DO BLOG

8 de julho de 2018

Colocação pronominal

É o estudo da colocação dos pronomes oblíquos átonos me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, lhes em relação verbo. Eles podem ser colocados de três maneiras:

próclise(antes do verbo) – Agora já te atendo.

mesóclise (no meio do verbo) – Contar-te-ei o que aconteceu.

ênclise (depois do verbo) – Apresentei-lhe a proposta.


PRÓCLISE
Usamos a próclise nos seguintes casos:
(1) Com palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem, de modo algum.( Funcionam como palavras – ímãs)
Nada me perturba.
Ninguém se mexeu.
(2) Com conjunções subordinativas: quando, se, porque, que, conforme, embora, logo, que.
Quando se trata de comida, ele é um “expert”.
- É necessário  que a deixe na escola.

(3)Advérbios 
Sempre me dediquei aos estudos.
Aqui se trabalha.
OBS: Se houver vírgula depois do advérbio, este (o advérbio) deixa de atrair o pronome.

- Aqui, trabalha-se.
(4) Pronomes relativos, demonstrativos e indefinidos.
 Alguém me ligou? (indefinido)
- A pessoa que me ligou era minha amiga. (relativo)
Isso me traz muita felicidade. (demonstrativo)

(5) Em frases interrogativas.
Quanto me cobrará pela tradução?

(6) Em frases exclamativas ou optativas (que exprimem desejo).
- Macacos me mordam!
- Deus te abençoe, meu filho!

(7) Com verbo no gerúndio antecedido de preposição EM.
Em se plantando tudo dá.
Em se tratando de beleza, ele é campeão.

(8) Com formas verbais proparoxítonas
- Nós o censurávamos.

MESÓCLISE
Usada quando o verbo estiver no futuro do presente (vai acontecer – amarei, amarás, …) ou no futuro do pretérito (ia acontecer mas não aconteceu – amaria, amarias, …)
- Convidar-me-ão para a festa.
- Convidar-me-iam para a festa.
Se houver uma palavra atrativa, a próclise será obrigatória.
- Não (palavra atrativa) me convidarão para a festa.


ÊNCLISE
Ênclise de verbo no futuro e particípio está sempre errada.
- Tornarei-me……. (errada)
- Tinha entregado-nos……….(errada)
Ênclise de verbo no infinitivo está sempre certa.
- Entregar-lhe (correta)
- Não posso recebê-lo. (correta)
Outros casos:
- Com o verbo no início da frase: Entregaram-me as camisas.
- Com o verbo no imperativo afirmativo: Alunos, comportem-se.
- Com o verbo no gerúndio: Saiu deixando-nos por instantes.
- Com o verbo no infinitivo impessoal: Convém contar-lhe tudo.
OBS: se o gerúndio vier precedido de preposição ou de palavra atrativa, ocorrerá a próclise:
- Em se tratando de cinema, prefiro o suspense.
- Saiu do escritório, não nos revelando os motivos.

COLOCAÇÃO PRONOMINAL NAS LOCUÇÕES VERBAIS
Locuções verbais são formadas por um verbo auxiliar+ infinitivo, gerúndio ou particípio.
AUX + PARTICÍPIO: o pronome deve ficar depois do verbo auxiliar. Se houver palavra atrativa, o pronome deverá ficar antes do verbo auxiliar.
Havia-lhe contado a verdade.
Não (palavra atrativa) lhe havia contado a verdade.
AUX + GERÚNDIO OU INFINITIVO: se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar ou do verbo principal.
Infinitivo
Quero-lhe dizer o que aconteceu.
Quero dizer-lhe o que aconteceu.
Gerúndio
Ia-lhe dizendo o que aconteceu.
Ia dizendo-lhe o que aconteceu.
Se houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal.
Infinitivo
Não lhe quero dizer o que aconteceu.
Não quero dizer-lhe o que aconteceu.
Gerúndio
Não lhe ia dizendo a verdade.
Não ia dizendo-lhe a verdade. 



Colocação Pronominal - Exercícios

1) (BB) Assinale a colocação incorreta:
a) Preciso que venhas ver-me.
b) Procure não desapontá-lo.
c) O certo é fazê-los sair.
d) Sempre negaram-me tudo.
e) As espécies se atraem.

2) (TTN) Assinale a frase em que a colocação do pronome pessoal oblíquo não obedece às normas do português padrão:
a. Essas vitórias pouco importam; alcançaram-nas os que tinham mais dinheiro.
b. Entregaram-me a encomenda ontem, resta agora a vocês oferecerem-na ao chefe.
c. Ele me evitava constantemente!... Ter-lhe-iam falado a meu respeito?
d. Estamos nos sentido desolados: temos prevenido-o várias vezes e ele não nos escuta.
e. O Presidente cumprimentou o Vice dizendo: - Fostes incumbido de difícil missão, mas cumpriste-la com denodo e eficiência.
3)  (FTU) A frase em que a colocação do pronome átono está em desacordo com as normas vigentes no português padrão do Brasil é:
a) A ferrovia integrar-se-á nos demais sistemas viários.
b) A ferrovia deveria-se integrar nos demais sistemas viários.
c) A ferrovia não tem se integrado nos demais sistemas viários.
d) A ferrovia estaria integrando-se nos demais sistemas viários.
e) A ferrovia não consegue integrar-se nos demais sistemas viários.

4)  (FFCL-SANTO ANDRÉ) Assinale a alternativa correta:
a) A solução agradou-lhe.
b) Eles diriam-se injuriados.
c) Ninguém conhece-me bem.
d) Darei-te o que quiseres.
e) Quem contou-te isso?

5)  (MACK) A colocação do pronome oblíquo está incorreta em:
a) Para não aborrecê-lo, tive de sair.
b) Quando sentiu-se em dificuldade, pediu ajuda.
c) Não me submeterei aos seus caprichos.
d) Ele me olhou algum tempo comovido.
e) Não a vi quando entrou.

06)  (Unirio) Assinale a frase em que a norma culta recomenda a próclise, como ocorre em “uma força que nos alerta”.
a) Maria, diga a verdade (nos).
b) Informaram da dor de Maria (nos).
c) Revelarias o sonho de Maria? (nos)
d) Encontraremos com Maria (nos).
e) Ninguém falou de Maria (nos).

07) (UFJF) Assinale a opção em que a colocação do pronome pessoal átono está incorreta:
a) O resultado da prova agradou-lhe.
b) Darei-te uma nova oportunidade.
c) Não lhe quero mostrar o livro.
d) Nunca lhe podemos contar a verdade.
e) Ninguém deve aborrecer-nos durante a prova.

08) (EFOA) (UFMA) Indique a oração correta quanto à colocação pronominal:
a) Encontrarei-o amanhã, após o jantar.
b) Fui eu que ajudei-te.
c) Onde lê-se isto, leia-se aquilo.
d) Os operários tinham-se revoltado.
e) Tudo fez-se para teu conforto.

09)  (UEBA) “Entre eles e ________ existe um compromisso que só ________ se ________ ao sacrifício”.
a) eu - se cumprirá  -  dispusermo-nos.
b) mim – cumprir-se-á -  nos dispusermos.
c) mim - cumprirá  - nos dispusermos.
d) eu cumprir-se- á  -  dispusermo-nos.
e) eu -se cumprirá   - dispuser-mo-nos.

10)  (UFSE) “Os projetos que ________ estão em ordem; ________, ainda hoje, conforme ________”.
a) enviaram-me  -  devolvê-los-ei -  lhes prometi.
b) enviaram-me  -   os devolverei  - lhes prometi.
c) enviaram-me -   os devolverei -  prometi-lhes.
d) me enviaram  -  os devolverei   -  prometi-lhes.
e) me enviaram -  devolvê-los-ei  -  lhes prometi.

11)  (EFOA)          “___________ nossos escritores filiaram­-se ao naturalismo”.

A colocação do pronome átono empregada com a forma verbal destacada acima tornou?se incorreta em:
a) Nossos escritores filiar-se-ão ao naturalismo.
b) Nossos escritores jamais se filiarão ao naturalismo.
c) Oxalá nossos escritores se filiem ao naturalismo.
d) Nossos escritores talvez filiem-se ao naturalismo.
e) Nossos escritores filiavam-se ao naturalismo.

12)  (UFMA) Assinale o item em que a colocação está conforme a norma vigente:
a) Aquilo não parece-me brincadeira.
b) Poderá-se resolver o problema?
c) Levantei-me logo que vocês partiram.
d) Teriam-lhe falado sobre o assunto?

13)  (UFPB) Quanto à colocação de pronomes átonos, está conforme a norma da língua escrita o período:
a) “... ninguém me venha dizer que a imaginação não é outra realidade”. ( A. Nery)
b) “Foi o Araguaia que facilitou?lhe a viagem”. (Mário de Andrade)
c) “Não ter?se?á o leitor esquecido de que AG ficara às voltas com os tamoios”. (Ararípe Jr.)
d) “Me vejo dividida em duas...” (Lygía Fagundes Teles)
e) “Conheci que não amava?me, como eu desejava”. (José de Alencar)

14)  (UFPA) Assinale a alternativa correta quanto à colocação do pronome átono:
a) Quando se estuda, não se acha difícil a prova.
b) O candidato que prepara-se dificilmente fica reprovado.
c) A matéria, eles tinham revisado-a toda.
d) Que aprovem-no é o meu desejo!
e) O assunto, o passei a entender depois de muitas leituras.

15)  (UFES) A única alternativa que foge às possibilidades de colocação do pronome oblíquo átono é:
a) Não venham dizer-me que a morte oferece vantagens.
b) Não me venham dizer que a morte oferece vantagens.
c) Alguém tinha lembrado-me que a morte oferece vantagens.
d) Vieram-me dizer que a morte oferece vantagens.
e) Ter-me-iam lembrado que a morte oferece vantagens.

16)  (UECE) Como em “... esperou que ele se levantasse”, o pronome oblíquo átono, conforme a gramática, está colocado corretamente na opção:
a) A espingarda de Fabiano não havia partido-se.
b) Contaremos-lhes os problemas da seca no Brasil.
c) Os encontraram bem perto do rio seco.
d) Ninguém o estava maltratando na fazenda.

17)  (UFV) Assinale a alternativa que completa corretamente a seguinte frase:
“Se ______________ creio que ______________ com prazer”.
a) tivessem me pedido – teria-os recebido.
b) me tivessem pedido - os teria recebido.
c) tivessem pedido-me – tê-los-ia recebido.
d) tivessem me pedido - teria os recebido.
e) me tivessem pedido - teria recebido-os. 

18)  (Unirio) “Uma certidão que me desse vinte anos de idade poderia enganar os estranhos, como todos os documentos falsos, mas não a mim”.
A substituição de “os estranhos”, no enunciado em destaque, pelo pronome pessoal adequado resulta em:
a) poder-los-ia enganar.
b) poder-lhes-ia enganar.
c) poderia enganá-los.
d) poderia enganar-lhes.
e) poderia-lhes enganar.

19) Assinale, dentre as opções a seguir, aquela em que a colocação do pronome oblíquo é INACEITÁVEL, de acordo com o padrão culto da língua (embora muito comum na linguagem informal):
a) Encontraram-se por acaso à porta da loja.
b) Quem o recriminou por seu ato impensado?
c) Não quero incomodá-lo.
d) Tem certeza de que ele saiu-se bem no concurso?
e) O diretor resolveu criticar-se na frente dos colegas.

20)  (Unirio) Assinale o único exemplo em que há ERRO indiscutível na colocação do pronome átono.
a) Quem lhe teria contado o segredo?
b) Quem teria lhe contado o segredo?
c) Ter-lhe-iam contado o segredo?
d) Quem teria contado-lhe o segredo?
e) O segredo, ter-lho-iam contado?

21) (MM) A frase em que há erro de colocação pronominal é:
a) Dize-me com que andas, dir-te-ei quem és.
b) Quando a mamãe limpa a louça, ela o faz com muito cuidado.
c) É um prazer ouvi-lo falar.
d) Caberia-lhe, então, mostrar patriotismo e competência.
e) Mandou-me embora mais cedo.

22) (TER-MT) Segundo a norma culta, a colocação do pronome pessoal está incorreta em:
a) Companheiros, escutai-me!
b) Não nos iludamos, o jogo está feito.
c) Dir-se-ia que os amigos tinham prazer em falar difícil
d) Queria convidá-lo a participar da festa.
e) Não entreguei-lhe a carta.

23) (ESAF)  Marque a alternativa incorreta quanto ao emprego do pronome oblíquo átono:
a) Para Josefa,  que encorajou-me a repetir estas histórias, ofereço este livro.
b) Pedro arriou o feixe de lenha, voltou-se para os filhos e sorriu.
c) Infelizmente, não lhe foi possível dominar as emoções.
d) As linhas irregulares da costura tumultuaram-se no avesso da roupa.
e) O esgotamento, confundindo-se com a fome, ia envolvendo o velho lenhador.

24) (ITA-SP) Em qual dos períodos abaixo o pronome pessoal oblíquo está bem colocado?
a) Me causava admiração ver aquela turma se dedicando com tanto afinco aos estudos.
b) Apesar de contrariarem-me, não farão me mudar de posição.
c) Já percebeu que não é este o lugar onde devem-se colocar os livros.
d) Ninguém falou-nos, outrora, com tanta propriedade e delicadeza.
e) Não se vá cedo; custa-lhe ficar um pouco mais?

25) (UEL-PR) Logo que você ............, é claro que eu .......... da melhor maneira possível, ainda que isso ..........o serviço.
a) me chamar – atendê-lo-ei – me atrase
b) chamar-me – atendê-lo-ei – atrase-me
c) me chamar – o atenderei – me atrase
d) me chamar – o atenderei – atrase-me
e) chamar-me – atenderei-o – atrase-me




GABARITO
1 -D
2 - D
3 - B
4 - A
5 - B
6 - E
7 - B
8 - D
9 - E
10- E
11- D
12- C
13- A
14- A
15- C
16- D
17- B
18- C
19- D
20- D
21- D
22- E
23- A
24- E
25-C

Nenhum comentário: