NO INICIO DO BLOG

28 de julho de 2018

ENEM E O RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS

O desrespeito aos Direitos Humanos não anulará a redação do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. Utilizada até a edição de 2016, a regra deixou de ser válida dias antes da prova do ano passado após o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) acatar solicitação da Associação Escola Sem Partido e suspendê-la. 
Conforme matéria publicada no Portal G1 de notícias, o Ministério da Educação (MEC), em conjunto o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), já se pronunciou informando que seguirá respeitando a decisão final Supremo Tribunal Federal – STF – que negou o pedido de Suspensão de Tutela Antecipada após tentativa de recorrer dos órgãos do governo.
Na oportunidade chegou-se inclusive a criar certa polêmica sobre o assunto, pois o Inep recorreu da decisão em 3 de novembro de 2017, apenas dois dias antes do primeiro dia de aplicação do Enem, quando os candidatos iriam fazer a redação. A negativa do STF, por sua vez, foi dada no dia 5, horas antes do início da avaliação.

Então Posso Desrespeitar os Direitos Humanos?

Pela mudança da regra e sua análise crua, pode, pois você não terá sua dissertação anulada. No entanto, conforme esclarecem professores e especialistas na redação do Enem, o desrespeito aos Direitos Humanos segue sendo um dos critérios de avaliação, de forma que o participante que o fizer perderá pontos preciosos em seu texto.
Como as cinco competências avaliadas continuam as mesmas , assim como todas as outras regras e critérios de correção e atribuição de notas, o candidato que não respeitar os Direitos Humanos irá zerar a referida competência (descrita abaixo), que vale até 200 pontos. Uma vez que a dissertação tem nota numa escala de 0 a 1.000, este estudante não poderá fazer mais que 800 pontos.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Portanto, na prática, a manutenção da regra que suspende a anulação de uma dissertação por desrespeito aos Direitos Humanos não muda nada nos estudos dos milhões de inscritos no Enem 2018, pois devem se preparar considerando este critério de forma a respeitá-lo para obter pontuação máximo nesta quinta competência.

Nenhum comentário: