NO INICIO DO BLOG

5 de julho de 2018

FUVEST

Coerência na argumentação e correção gramatical são essenciais

Um dos vestibulares mais concorridos do Brasil é disputado em etapas classificatórias. Se você passar para a segunda fase, terá que realizar a redação Fuvest 2019. O texto funciona como critério de aprovação em todos os cursos da Universidade de São Paulo. Confira dicas para se dar bem nessa parte do processo.
Ao realizar a redação Fuvest 2019, o aluno precisa demonstrar domínio da norma culta. (Foto: Divulgação)
A redação conta pontos importantes na nota da Fuvest. (Foto: iStock)

Como elaborar a redação Fuvest 2019

Tradicionalmente, os vestibulandos precisam apresentar uma dissertação argumentativa. A banca avalia se o candidato soube articular as informações do material de apoio e se conseguiu defender seu ponto de vista com clareza. Aspectos de ortografia, pontuação, coesão textual e ordenação dos parágrafos também são observados.
Ou seja: a primeira dica para um bom desempenho é dominar a norma-padrão da Língua Portuguesa. Não se trata de escrever feito Machado de Assis, mas, sim, de demonstrar organização do pensamento. Uma redação simples, mas bem-escrita, sinaliza outras habilidades importantes do autor, como a capacidade de reflexão.
Aliás, a Fuvest é famosa por propor temas de caráter mais filosófico e abstrato. Isso não significa um afastamento da realidade. Pelo contrário: trata-se de ponderar, criticamente, sobre os problemas sociais. Acompanhe as temáticas de anos anteriores:
  • 2018 – Devem existir limites para a arte?
  • 2017 – O homem saiu de sua menoridade?
  • 2016 – As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas?
  • 2015 – “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia
Tendo esse conhecimento de antemão, fica mais fácil preparar-se para a redação Fuvest 2019, não é mesmo? A seguir, veja outras dicas que poderão lhe ajudar na tarefa.

Ponto de vista

Não tenha medo de defender uma opinião. Os avaliadores esperam isso de você. Posicione-se em relação ao tema e mostre argumentos que sustentem essa perspectiva.
Tente construir uma análise original, que fuja dos clichês e do binarismo do tipo concordo/discordo. Uma reflexão sem juízo de valor pode contribuir mais para o debate.
Ao escrever o texto, defenda o seu ponto de vista com argumentos. (Foto: Divulgação)

Objetividade

Prefira frases curtas. Períodos extensos demais tornam o texto confuso.
Para que os parágrafos não soem muito robóticos ou frios, use conectores. As conjunções também demonstram a conexão lógica entre um parágrafo e outro.
Por fim, evite generalizações. Pensamentos do tipo “os brasileiros devem combater a corrupção” soam genéricos. Diga como e por quê se deve fazê-lo.

Organização

Siga a estrutura canônica da redação para vestibular. Apresente sua tese logo na introdução. Use o desenvolvimento para trabalhar as ideias pinceladas no parágrafo inicial. Conclua reiterando seu posicionamento. O limite de linhas impede discussões mais aprofundadas, então utilize poucos – ainda que bons – argumentos.

Conteúdo

A coletânea oferecida pela instituição costuma apresentar artigos acadêmicos. Essas referências servirão de base para sua argumentação. Porém, quanto mais conhecimento você tiver sobre o assunto, melhor. Dessa forma, é possível fugir do lugar-comum.
As propostas para a produção textual surgem a partir de questões relevantes à sociedade. Por isso, acompanhar o noticiário torna-se uma atitude indispensável a qualquer vestibulando. Sem contar que a leitura amplia o vocabulário, o que pode enriquecer a dissertação.

Nenhum comentário: