NO INICIO DO BLOG

27 de setembro de 2018

ENEM 2019

Redação Enem 2019

O formato da redação do Enem é o de uma dissertação-argumentativa, onde os participantes deverão defender uma tese e apresentar soluções (respeitando os direitos humanos), com argumentos e contra-argumentos relacionados ao tema proposto para o texto.
REDAÇÃO ENEM 2019
Os temas propostos geralmente são de ordem social, científica, política ou cultura, sempre trazendo um tema pertinente e que precisa ser – ou que já esteja sendo – debatido pela sociedade (seja pelas redes sociais ou pelos veículos de comunicação).
Há cursinhos e vídeo-aulas exclusivas para preparar os participantes a criarem uma redação perfeita, pois muita gente possui uma grande dificuldade nesse tipo de avaliação.
A dica é fazer várias com os possíveis temas redação Enem e pedir para que um professor as corrija. Treinar e praticar é a melhor forma de melhorar a sua escrita e se aperfeiçoar cada vez mais.

Como fazer uma boa redação no ENEM

A criação de uma redação dissertativa-argumentativa pode ser estruturada de forma simples, devendo ser dividida em três pontos que serão explicados mais detalhadamente a seguir:

Introdução: Nesse momento o participante deverá apresentar o tema e o abordagem que fará no conteúdo a seguir. É preciso ser objetivo e mostrar ao eleitor qual será a sua linha de raciocínio. Na redação do Enem INEP, os argumentos apresentados devem ser construídos para convencer o eleitor sobre o seu ponto de vista.
É na introdução que o participante deverá apontar o caminho que o texto seguirá dali por diante, mostrando a quem vai corrigir a prova do Enem que você sabe fazer uma redação do gênero.

Desenvolvimento: O participante deverá apresentar argumentos que justifiquem e corroborem com a tese de forma consistente. Escreva da forma mais objetiva possível os pontos destacados para que o eleitor possa entender facilmente o seu ponto de vista.
A dica é utilizar um parágrafo para cada argumento, pois assim será mais fácil o entendimento por parte do eleitor. Outra dica é elaborar uma frase importante e de impacto em cada parágrafo e, então, desenvolver um argumento para completar a frase.
É nessa parte da redação da prova do Enem 2019 que o participante deverá construir os argumentos e defender o ponto de vista geral apresentado no texto.

Conclusão: Para finalizar o texto, volte para as ideias apresentadas na introdução junto com os principais argumentos apresentados no desenvolvimento. A ideia é fazer um resumo de tudo que foi apresentado e, então, propor uma solução para o problema sugerido pelo tema da redação.

Possíveis temas de Redação ENEM 2019

O temas da redação Enem sempre apresenta abordagens importantes e relevantes para a sociedade. Para ajudá-los, trouxemos uma lista com 10 itens mostrando os possíveis temas de redação ENEM, confira:
REDAÇÃO ENEM 2019
  • Criminalidade entre os jovens brasileiros;
  • Desafio no combate a homofobia no Brasil;
  • As novas formas de representação familiar;
  • Sistema prisional brasileiro;
  • O combate as doenças epidêmicas;
  • Sistema de Segurança Pública;
  • Inclusão de pessoas com deficiência na sociedade brasileira;
  • Os efeitos da cultura de ódio na internet;
  • A sobrevivência da cultura indígena no Brasil contemporâneo;
  • Fake news nas redes sociais.
Para tentar “adivinhar” qual será o próximo tema da redação Enem 2019, os participantes deverão ficar de olho nos noticiários e nas redes sociais para visualizar, assim, quais são os assuntos mais comentados do momento.

Como funciona a correção da redação

REDAÇÃO ENEM 2019A correção da prova ENEM 2019 leva em consideração 5 competências (que serão destrinchados a seguir), onde cada uma é avaliada separadamente e que vale entre 0 a 200 pontos.
As competências a serem avaliadas são:

Ponto 01. O domínio da norma culta da língua escrita.

Ponto 02. Compreensão da proposta da redação do Enem e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Ponto 03. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Ponto 04. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Ponto 05. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Como ver espelho da Redação Enem

Antes de tudo precisamos entender uma coisa: o que é o espelho da sua Redação Enem? Este nada mais é, um mecanismo de fins pedagógicos criado pelo Ministério da Educação (MEC), o qual os alunos podem saber o motivo da sua pontuação obtida na redação. Ou seja, a redação de todos os participantes é digitalizada e, através desta versão digital, os corretores justificam a nota atribuída ao candidato de acordo com cada uma das cinco competências avaliadas no Enem.
Esta é uma forma mais justa de correção de prova, pois deixa claro qualquer tipo de erro cometido pelo candidato no texto proposto. Desta forma, se os mesmos pretenderem participar de uma outra edição do programa, certamente estarão mais preparados.
REDAÇÃO ENEM 2019
Este mecanismo fica disponível no site do Inep Enem e os candidatos deverão acessar a Página do Participante para poder saber o motivo da sua nota da redação.

A redação Enem 2019 é uma avaliação muito importante para o resultado total do exame. Por isso é essencial treinar e ler bastante, para que possa conseguir uma boa nota se destacar na lista de aprovados. E lembre-se de começar a realizar a prova pela redação, pois é quando a mente estará melhor preparada e com mais conteúdo para desenvolver o seu texto.

Se restou alguma dúvida, não hesite em deixa-lá nos comentários, pois assim que possível iremos te responder. E não esqueça de compartilhar nosso conteúdo com uma pessoa próxima que também pretenda participar do Exame Nacional do Ensino Médio. Boa Sorte!

Nenhum comentário: