NO INICIO DO BLOG

12 de setembro de 2018

TEMA DE REDAÇÃO

17-02-21-direitos-humanos-e-diversidade-culturalDireitos Humanos  e Diversidade Cultural  - posicione-se sobre esse tema com base nos textos de apoio. 

 Textos de Apoio

Texto 1
A preocupação com a garantia dos direitos humanos no plano internacional é extremamente recente, surgindo como resposta às atrocidades cometidas durantes a Segunda Guerra Mundial. Desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a questão da proteção a tais direitos alcançou um caráter supranacional.
No entanto, mesmo com toda a atenção dada ao tema na atualidade, são muitos os casos de violações no mundo inteiro, refletindo a complexidade presente ma busca pela emancipação da pessoa humana.
                                                                    
Texto 2
O conceito de direitos humanos universais é uma ideia unificadora, algo que torna cada um de nós importante (pouco importa onde vivamos e a que país pertençamos), algo que podemos todos partilhar (apesar da diversidade dos sistemas jurídicos dos nossos respectivos países). E, no entanto, o tema dos direitos humanos frequentemente degenera em campo de batalha no qual se defrontam diversas crenças e reivindicações. Tais oposições têm por vezes sido consideradas “choques de civilizações” ou “batalha entre culturas”. Os partidários e os adversários dos direitos humanos frequentemente utilizam argumentos culturais baseados nas tradições e nas crenças existentes em determinada sociedade.
Mas existirão efetivamente diferenças irredutíveis entre as tradições culturais e as crenças políticas do mundo?
É verdade que há dissensões no mundo, mas as linhas de divergência não coincidem com as fronteiras nacionais, nem com a grande dicotomia entre o Oriente e o Ocidente. Isso aplica-se tanto às tradições do passado quanto às prioridades e às aspirações atuais.

Nenhum comentário: