NO INICIO DO BLOG

6 de janeiro de 2010

Modelo de Redação - Manual do Corretor

Tema - Basta ter talento para conquistar um lugar ao sol ? (UFRGS)
Título - Um troféu para poucos?
Introdução - Em um planeta com um número cada vez maior de pessoas, destacar-se em meio à multidão tornou-se o único modo de alcançar sucesso na vida. Nesse contexto, não basta mais simplesmente fazer um pouco além do que o outro faz, é preciso fazer algo de maneira única. Entretanto, dessa exigência surge a seguinte dúvida: é suficiente apenas ter talento para brilhar no mundo?
Primeiro desenvolvimento - Certamente não. Milhares de seres humanos acompanham pela mídia o sucesso de alguns indivíduos como artistas, esportistas, empresários, e atribuem à fama, às medalhas e à fortuna de tais personalidades apenas o "dom "para aquilo que escolheram fazer. Desse modo, esquecem-se de levar em conta as intermináveis horas antes de fazer um show, os exaustivos treinos diários antes de uma competição, os arriscados negócios que poderiam colocar tudo a perder antes do acerto final. Em suma, atribuem ao talento a vitória que certamente não seria conquistada sem esforço pessoal.
Segundo desenvolvimento - Por conseguinte, ter talento para realizar alguma atividade pode até ser o indicativo de um caminho a seguir, entretanto não é, de maneira alguma, a garantia de sucesso. Vence aquele que aprimora as pequenas qualidades que tem e as transforma em um trunfo; vence aquele que chega até os limites de sua capacidade e decide ir além. Por outro lado, o sucesso depende, obviamente, de saber qual o dom que se tem. De nada adiantaria, por exemplo, alguém sonhar em ser um grande escritor sem ter a menos a capacidade de articular ideias em um papel. Consequentemente, olhar com sinceridade para si mesmo e saber reconhecer o que fazemos de melhor é o primeiro passo para um futuro melhor.
Conclusão - Em suma, conquistar um lugar no mundo depende, antes de ter talento, de saber reconhecê-lo e, depois disto, trabalhar para desenvolvê-lo. O troféu da vitória está ao alcance de todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom
parabéns