NO INICIO DO BLOG

28 de janeiro de 2010

O livro de cada mês

A lista feita por especialistas e educadores é indicada para jovens que estão no Ensino Médio
Encarte Zero Hora de 27/01/10
Indicações para quem tem 15 anos
Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente - Essa peça teatral, pertencente ao Humanismo português, é uma obra-prima. Os versos, escritos em linguagem coloquial, fazem uma sátira de costumes. Gil Vicente definia sua obra como um "auto de moralidade".
Os Lusíadas - Luís de Camões - Essa obra marcou a consolidação da língua portuguesa. Para exaltar a grandeza da nação portuguesa, Camões escolheu o gênero épico, o mesmo utilizado por Homero na Ilíada.
Boca do Inferno - Ana Miranda -Esse livro retrata, de forma leve, o contexto histórico-social-literário do Brasil Colônia. Além disso,apresenta dois ícones da literatura barroca brasileira: Gregório de Matos e padre Antônio Vieira.
A Mais Bela Noiva de Vila Rica - josué Montello - Além do enredo estar ligado ao Arcadismo, movimento estudado no Ensino Médio, a obra traz detalhes da Inconfidência Mineira, com suas intrigantes conspirações. Interessante não apenas para alunos do Ensino Médio, mas para todos que se interessam por história.
Iracema - José de Alencar - É importante porque valoriza nossa terra, nossa língua, com a presença do indianismo na literatura brasileira. Obra fundamental na formação da nacionalidade brasileira. Além disso, reúne diversos recursos linguísticos.
O Cavaleiro Inexistente - Ítalo Calvino - O livro faz parte da trilogia Nossos Antepassados e é uma sátira às histórias medievais. É uma obra que sugere inúmeras reflexões para quem está desenvolvendo o gosto pela leitura.
Balzac e a Costureirinha Chinesa -Dai Sijie -A história se passa em meio à revolução cultural promovida por Mao Tse Tung, em 1960, na China. Na época, o líder chinês retirou das bibliotecas do país todas as obras ocidentais. Nesse ambiente opressor, os personagens do livro descobrem como a literatura pode influenciar o cotidiano e as escolhas que fazemops durante a vida.
A Madona de Cedro - Antono Callado - Com uma trama envolvente e inigmática, o livro trata do medo e da culpa, sentimentos que muitas vezes perseguem o ser humano ao cometer um ato impensado.
Terra Papagalli - José Roberto Torero - A inserção da História brasileira na ficção conduz a uma série de reflexões sobre "verdades" antes incontestáveis. Proporciona outra visão sobre o nosso processo de colonização/exploração lusitana.
Padre Sérgio - Liev Tolstoi - Essa leitura leva o jovem a fazer importantes reflexões morais e religiosas. Entendendo o dilema da personagem principal, ele entende melhor o ser humano.
O Caçador de Pipas -Khaled Hosseini - Essa obra divide com o jovem leitor uma cultura muito diferente da sua, além de fazer retrato histórico do Afeganistão nas últimas décadas. Além disso, é, sem dúvida, uma história inesquecível de amizade, culpa e expiação.
Dois Irmãos - Miltom Hatoum - O fio condutor da narrativa é a rivalidade entre dois irmãos de personalidade conflitantes na busca da afirmação da individualidade. É uma obra que investiga as profundezas da alma e das paixões humanas.

Nenhum comentário: