NO INICIO DO BLOG

8 de janeiro de 2010

O vestibular da UFSM é no outro fim de semana.....

Sei de que estão preocupados com a produção textual. Na UFSM não é diferente das outras universidades federais quanto ao nível de exigência. Introdução: duas opiniões a respeito do assunto ; desenvolvimentos com argumentação convincente ; conclusão, posição e solução. Não esqueçam do título , de acordo com o contexto, estrutura, legibilidade.
Se o tema fosse - O que é ser criança no mundo contemporâneo. Bom, primeiro façam um esquema para não se perderem e houver fuga de tema, ok.
VEJAM
Respeitável público, as crianças - Título, percebam que este candidato, provavelmente, fará um paralelo com o circo ou com personagens de um teatro pelo título que colocou.
INTRODUÇÂO - Abre-se o espetáculo. O sinal está fechado, e lá estão elas, as crianças malabaristas. Não estão na escola, também não estão nos lares. Há ainda um malabarismo de autoridades e de homens que desviam olhares. Completando o número, encontram-se os mágicos pais que desaparecem no palco enquanto exploram suas crianças. Esse show revela a vida de muitas crianças de hoje.
DESENVOLVIMENTO 1 - Há crianças equilibristas, das minas de carvão e dos canaviais. Elas têm talento para equilibrar sacos e fardos sobre as cabeças do trabalho infantil. Porém, longe de ser justificativa, ainda que infantil, é trabalho que pode oferecer o mínimo que elas precisam, alimentação. Há crianças rebeldes, que, longe dos pais, criam-se sem saber o que é educação e respeito pelo próximo. Mas o que é mais lamentável é o espetáculo da prostituição infantil em troca de uma chance de sobreviver em meio a uma sociedade tão desigual.
DESENVOLVIMENTO 2 - Esse é um triste espetáculo de casa cheia, de um público que banaliza a infância de seus filhos. Mas onde estamos nós, pais, sociedade, que permite a continuação dessa cena? Somos escravos do tempo no nosso tempo, queremos filhos malabaristas com suas agendas lotadas, vivemos em uma sociedade que não pode parar para brincar com seus filhos, não consegue mudar a condição de miséria em que se encontra. Vivemos a era dos Fernandinhos beira-mar em que um presidiário tem mais valor do que uma criança, das balas perdidas no playground e não temos os olhos para os Dom Quixote.
CONCLUSÃO O grande mal da sociedade, portanto, é a permissividade, o que a impede de perceber o malefício que está proporcionando a tantas crianças. Por isso, é preciso que ela acorde, por meio de campanhas na mídia, por exemplo, e perceba que está na hora do fim dessa cena para o início de um verdadeiro espetáculo. Que venham as crianças alimentadas, educadas! Agora sim o show começará.
Perceberam a criatividade, a autonomia textual, o paralelo traçado?

Nenhum comentário: