NO INICIO DO BLOG

20 de janeiro de 2010

Proposta de Redação - Comentanto o Texto

Amigo é coisa pra se guardar,
Debaixo de sete chaves,
Dentro do coração...
Assim falava a canção
Que na América ouvi...
Mas quem cantava chorou,
Ao ver seu amigo partir...
Mas quem ficou,
No pensamento voou.
Com seu canto que o outro lembrou.
(...)
Fernando Brant/Miltom Nascimento
Canção da América
(...)
É eu sei que a poesia está para a prosa
Assim como o amor está
para a amizade.
E quem há de negar que esta
lhe é superior?
(...)
Caetano Veloso, Língua
Instrução
A amizade tem sido objeto de reflexões e elogios de pensadores e artistas de todas as épocas. Os trechos sobre esse tema, você considera adequados as ideias neles expressas? Elas são atuais, isto é, têm validade no mundo de hoje? O que sua própria experiência lhe diz sobre esse assunto? Redija uma dissertação em prosa, argumentando de modo a expor seu ponto de vista sobre o assunto.
Observem essa redação - primeiro o candidato não coloca título, como a proposta não solicita não há perda de pontos. Leia com seriedade o que se pede antes de iniciar seu texto.
Introdução
Segundo o filósofo Nietszche, os inimigos têm grande importância na vida do homem, à medida que um indivíduo só se desenvolve a partir do embate com quem tem opiniões e condutas diferentes das suas. No entanto, é sabido também que o companheirismo, a cumplicidade e o apoio de um bom amigo são fundamentais para garantir a felicidade e o crescimento de cada um.
Um pensamento do filósofo alemão Nietzsche, 1844 - 1900, vale para criar expectativas de qualquer leitor, propondo um debate mais denso sobre a amizade: cumplicidade, felicidade, crescimento individual.
Desenvolvimento 1
Isso porque no mundo, historicamente, tem prevalecido a solitária noção de competição entre as pessoas. Já na pré-história competia-se por comida e por espaço e, hoje, irmãos brigam pela atenção dos pais, alunos competem pela melhor vaga em uma universidade e profissionais lutam entre si por um emprego. Dessa forma, torna-se imprescindível que se tenha alguém de confiança para dar conforto e com quem se possa contar. Afinal um amigo para dividir alegrias, compartilhar das aflições e trocar conselhos e confidências faz o homem sentir-se menos sozinho e lhe dá força em sua caminhada, num contexto social em que as disputas entre os indivíduos ficam cada vez mais acirradas.
Observem que os subtemas servem de contraponto à solidão e à competição entre as pessoas.
Desenvolvimento 2
É claro que, como bem afirmou o pensador do século XVI, Montaigne, não é nada fácil conquistar-se uma relação de "intimidade sem reservas." Todavia, desde que se encontre a amizade verdadeira, pode-se descobrir um sentimento, às vezes, superior até o mais sublime amor de um homem por uma mulher. Justamente como foi ilustrado numa passagem do romance romântico"Iracema" de José de Alencar, em que Martim abandona sua amada índia tabajara por longo tempo para lutar ao lado do seu amigo, guerreiro da tribo dos Potiguaras, a quem devia a lealdade e a cumplicidade de um irmão.
O candidato utiliza de um exemplo da literatura para aproveitá-lo na redação. Essa associação traz ao texto credibilidade quanto às informações.
Conclusão
A amizade é pois, essencial na construção da personalidade e da felicidade de qualquer pessoa. Porque, se um inimigo pode lhe desafiar a melhorar através do confronto de ideias divergentes, um amigo de verdade preenche o vazio das relações interpessoais competitivas e dá sustentação de um pilar de aço e o conforto de uma pluma na subida do homem ao ápice da pirâmide de sua vida.
De modo direto e objetivo, o desfecho retoma a ideia do pensador alemão citado no início e, embora proponha "uma receita de felicidade"repleta de clichês, em uma linguagem rebuscada, o faz de modo coerente com o caminho proposto pelo próprio texto.
FIQUE DE OLHO
A coerência é um dos critérios mais importantes para a banca examinadora. É sempre bom observar com atenção se o que se afirma até o fim da dissertação não compromete o que se apresentou no início.

Nenhum comentário: