NO INICIO DO BLOG

26 de maio de 2010

Tema de Redação Vamos Participar

O crack ganhou a mídia. Mas, antes da mídia, o crak ganhou as ruas, os jovens de lares desestruturados, os de classe média, ganhou até pais e mães de família. Hoje, o crack virou epidemia e está sendo tratado como tal, embora ainda faltem dados nacionais sobre o número de vítimas e o perfil dos usuários da droga no Brasil.
Há, contudo, uma estimativa de que o número de usuários de crack hoje no Brasil esteja em torno de 1,2 milhão e a idade média para o início da droga seja de treze anos. Esses dados têm base no censo do IBGE e foram apresentados no último dia 5, no lançamento da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, na Câmara dos Deputados.
O crack é uma droga derivada da planta de coca e surgiu no início da década de 80. De forma sólida, permite que seja fumado. Atualmente, seu consumo é maior que o a cocaína, pois é uma droga barata, de fácil acesso e de efeito imediato.
Não obstante, o baixo custo da pedra, em torno de 5 reais, revela-se ilusório:o dependente precisa fumar 20, 30 vezes por dia.
Pela forma de uso, o crak é mais potente do que qualquer outra droga e provoca dependência desde a primeira pedra. Ela chega ao cérebro em até 12 segundos, causando intensa euforia e autoconfiança, sensação que persiste por cinco a 10 minutos. Como comparação, a cocaína, quando cheirada, leva de 10 a 15 minutos para começar a fazer efeito.
Por isso, a vontade de usar novamente o crack é irresistível. O usuário se mostra agressivo, podendo mentir, roubar, prostituir-se, até matar. O dependente quase não dorme, sendo comum a desnutrição. Esse quadro deixa-o vulnerável a adquirir doenças como pneumonia e tuberculose e a sofrer um infarto. também podem ocorrer desde deficiências de memória e de concentração até psicoses e alucinações.
Com o enfraquecimento do organismo , a morte de quem consome crack é uma provável consequência, Entretanto, no Brasil a causa mais comum de óbito é a exposição à violência, uma vez que o usuário costuma apresentar comportamento de risco.
Considerando essas informações e as que você tem conhecimento sobre o crack, identifique a pior consequência que o uso da droga pode desencadear.
- ao próprio usuário
- às pessoas próximas do usuário
- à sociedade em geral
- Escolha uma ou mais opções para definir seu ponto de vista;
- redija um texto em caráter dissertativo, justificando sua escolha com ideias que sustentem a argumentação pretendida em defesa de seu ponto de vista.
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário: