NO INICIO DO BLOG

31 de outubro de 2013

Redação da UFRGS

Confira 10 passos para uma boa Redação  da UFRGS
1) Dê uma olhada em toda a prova, sem a preocupação de respondê-la.
2) Leia os textos: muitas vezes eles são úteis para o levantamento de ideias para a resolução da questão de redação.
3) Leia a proposta de redação com calma e atenção. Identifique a pergunta ou as palavras-chave para a construção do texto. Lembre-se de que o "branco" não existe, uma vez que você pode posicionar-se como quiser para a construção de seu trabalho.
4) Pense no esquema básico, no roteiro da análise, antes de iniciar o rascunho.
5) Faça o rascunho preocupando-se muito mais com a organização, com a clareza das ideias do que com a correção gramatical. Mas não se esqueça de racionalizar o tempo: a princípio o rascunho pode ser feito em aproximadamente uma hora.
6) Não passe a limpo ainda o rascunho. Deixe de lado a prova de redação um pouco, para que possa avaliá-la com mais criticidade, principalmente a estrutura e a clareza das frases antes da sua reescritura final.
7) Solucione as questões objetivas da prova com muita atenção e calma, até porque a redação já está praticamente pronta. Não se esqueça de ir apontando também na grade de respostas as alternativas que você escolheu.
8) Volte para o rascunho, depois de finalizada a prova objetiva de português, e analise a estrutura do texto. Tenha consciência de que este não é um momento para você reescrevê-la, para acrescentar ideias novas que não tenham a ver com o roteiro, mas sim para proceder a alguns pequenos ajustes, como, por exemplo, verificar se todos os parágrafos têm mais de uma frase.
9) Revise as questões gramaticais de seu texto (sobretudo concordância, pontuação, regência e crase).
10) Passe a limpo a redação, lembrando-se dos aspectos formais mínimos exigidos: a indicação de margem na abertura dos parágrafos e a legibilidade da letra.

Nenhum comentário: