NO INICIO DO BLOG

31 de outubro de 2013

Tema de redação 2013 - UFRGS


A prova de redação do Vestibular 2013, exigiu dos candidatos reflexões sobre a liberdade de expressão e eventuais excessos cometidos no exercício desse direito. O tema “O Papel e os Limites do Humor na Sociedade” requereu dos estudantes observar as manifestações de humor cada vez mais comuns nos meios de comunicação, na internet, nas casas de teatro, e em tantas outras situações, responsáveis por gerar na sociedade as reações mais diversas.
Para servir de subsídio à construção do texto, foi fornecido aos vestibulandos um trecho extraído do livro “O Riso”, uma reunião de três artigos publicados por Bergson, de 1899, que constituem um verdadeiro tratado sobre o humor.
A proposta da redação foi provocar a análise das várias vertentes que contemplam o tema, observando se as expressões de humor de jornalistas, escritores e comediantes, que repousam sob o manto da liberdade de expressão, não estariam, contudo, aproveitando-se do exercício desse direito para cometer excessos. Questionou-se também se seria possível provocar o riso sem incomodar, já que o humor se constrói a partir de um olhar crítico sobre o comportamento humano.
A redação é avaliada em duas etapas, a analítica e a holística, por diferentes corretores. Caso haja discrepância entre as notas, o texto será analisado por um terceiro examinador, que irá ponderar e equilibrar as duas avaliações anteriores.

Nenhum comentário: