Não sabe como começar sua dissertação argumentativa? Começou, mas travou no desenvolvimento? Não consegue concluir sua redação? Veja como solucionar o problema neste artigo.
Percebo que grande parte dos alunos tem as mesmas dificuldades quando se trata de uma dissertação argumentativa: não sabem como começar, travam no meio do desenvolvimento e se perdem na conclusão. Com intuito de sanar essas dificuldades, criei um “esqueleto” de redação que, se feito previamente e seguido, ajuda o aluno a manter uma sequência lógica das ideias.
Vejamos:
Tema: A exploração sexual infantil no mundo virtual.
Esqueleto
O que é? Como isso ocorre? ( Faça a pergunta se referindo ao tema e dê, por escrito, uma resposta)
Exemplo: A exploração sexual infantil no mundo virtual é o abuso sexual feito pela internet, geralmente através de redes sociais. Isso ocorre devido ao avanço tecnológico e a facilidade de acesso que as crianças possuem a esses meios de comunicação.
Depois, apresente 2 ou 3 argumentos ( opiniões impessoais) sobre o tema:
Conclusão: apresente soluções para esse problema. Exemplo: os pais vistoriarem sempre o que os filhos fazem na internet, conversar abertamente com as crianças sobre os riscos de fotografias expostas na rede e ressaltar o velho ditado: nunca converse com estranhos ( mesmo se ele disser ter a mesma idade sua).
Feito isso, o seu esqueleto está pronto e agora é hora de dar um corpo a ele! Você o seguirá para fazer sua redação. No primeiro parágrafo, de introdução, você deve levar em consideração as respostas dadas às perguntas do esqueleto, pode até mesmo copiar essa resposta e introduzir nela os dois ou três argumentos.
Exemplo:
Pronto! O seu parágrafo de introdução já está estruturado! Note que inserimos nele os 3 argumentos, esses três argumentos serão a base para o desenvolvimento de sua redação. Seguindo a ordem, faça um parágrafo discorrendo sobre cada um dos argumentos citados na introdução ( aqueles do esqueleto, que inserimos na introdução). Se são três argumentos, o seu desenvolvimento terá 3 parágrafos, entendido?
Por fim, faça a sua conclusão apresentando soluções para a resolução do problema, veja no seu esqueleto quais foram as soluções que você colocou. Não esqueça de fazer referências ao que foi citado na introdução. Exemplo:
Lembre-se que isso não é uma receita de bolo, é apenas um método para ajudar àqueles que têm muita dificuldade nessa modalidade de redação. Seguindo o esqueleto diminuem-se os risco de fugir do tema e de travar no meio da escrita. Espero ter contribuído com vocês! Na próxima matéria escreverei sobre o uso da vírgula!
|
NO INICIO DO BLOG
10 de fevereiro de 2015
Aprenda Como Elaborar Sua Dissertação Argumentativa - segundo exemplo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário